top of page
Módulo Ventoinha (FL2, Evoque, Discovery Sport)
Aqui no site já falamos sobre os problemas de super aquecimento quando a ventoinha pifa ou o módulo que controla ela pifa (Clique AQUI...
870 visualizações
Troca do filtro de Diesel FL2 / Evoque
Como trocar filtro de diesel na Freelander 2 e Evoque
1.181 visualizações
Motor i6: Sondas Lambda sem mistérios
Um problema bem comum no motor 3.2 6 cilindros que equipa a Freelander 2 é o erro nas sondas lambda, ou sensores de oxigênio. E desse...
1.302 visualizações
Bateria descarregando
Bateria descarregando
1.144 visualizações
EGR e DPF: Remover ou não?
Desde 2011 os veículos diesel vendidos no Brasil devem possuir dispositivos de controle de poluentes atendendo a padrões mais rígidos....
3.958 visualizações
Part Numbers de peças
Achar números de peças nem sempre é fácil. Mas existe um site onde é possível encontrar os part numbers de praticamente qualquer peça...
3.428 visualizações
Carro bebendo muito! O que fazer?
Se tem um tema polêmico e que sempre aparece, é esse. Há quem diga "quer economia, escolhe outro carro" kkkkkk Mas vamos tratar de...
1.322 visualizações
RPM Oscilando pelos 1800RPM [Diesel]
Motor 2.2 SD4 (Freelander 2 e Evoque). Aplicável a outros motores diesel também. Sintomas: Com o carro em velocidade constante...
1.527 visualizações
Códigos de erros (OBD2): Como interpretar
Se você já tem um scanner, certamente já viu alguns códigos de erros e pesquisou na internet. (ainda não tem ou não sabe o que é o...
1.443 visualizações
Scanner e App no celular: como usar
Para quem não conhece, todo veículo Europeu fabricado depois de 2001 possui um conector de serviço, onde é possível ler vários parâmetros...
7.439 visualizações
Mensagem "Low Coolant Level"
Esta mensagem indica que a água de arrefecimento (também conhecida como água do radiador) está baixa. Em primeiro lugar, é importante...
2.885 visualizações
Ruído no motor / Reservatório Direção Hidráulica
O reservatório da direção hidráulica possui um filtro acoplado, que não é possível trocar, é necessário trocar todo o reservatório. Os...
2.631 visualizações
Vibração pelos 2200RPM [Motor Diesel]
Um problema que começa simples e depois se agrava, bastante comum na versão diesel, é uma vibração com tom metálico quando a rotação...
812 visualizações
Velas Falsas: Cuidado!
Não é de hoje que existem muitas falsificações em vários produtos, e as velas não são diferentes: Existem muitas falsificadas no...
766 visualizações
FL2: Bomba de Gasolina (Motor 3.2 i6)
Com muitas FL2 Gasolina (motor 3.2 i6) atingindo 10 anos de vida, começamos a ver uma incidência de problemas na bomba de gasolina,...
2.678 visualizações
FL2: Sensor de rotação do motor
Os motores modernos possuem 1 ou mais sensores que monitoram a rotação do motor, servindo como base para todos os tempos de injeção e...
1.190 visualizações
FL2: Vazamento de água (líquido arrefecimento): Pontos comuns
Se carro está sumindo ou vazando o líquido de arrefecimento (vulgo "água do radiador")? Abaixo os pontos mais comuns: TROCADORES DE CALOR...
4.273 visualizações
Carro morrendo e falhando enquanto frio
SINTOMA: Ao ligar o carro com o motor frio, a marcha lenta fica lenta demais, o motor falha e eventualmente até morre. Quando esquenta...
4.979 visualizações
Motor de arranque e Ventoinhas
Os motores de corrente contínua mais comuns, como o motor de arranque, os motores da ventoinha, os motores das travas elétricas e vários...
1.835 visualizações
FL2: Apito no motor (tipo chaleira)
Você percebe um apito, tipo uma chaleira, com o carro parado. Qual o seu primeiro pensamento? Geralmente em situações assim, muitos...
2.480 visualizações
Carro não pega depois de quente
Esse problema assombrou os grupos durante um bom tempo, e temos finalmente as 4 principais causas. Sintoma: O carro, depois de quente,...
10.297 visualizações
Trocadores de Calor
Assim como em muitos carros, o motor da Freelander 2 usa uma peça conhecida como "trocador de calor" para manter a temperatura do óleo do...
4.190 visualizações
Troca da correia de acessórios
Antes de falar da troca, vale uma explicação que sempre causa confusão: Existem 2 tipos de correias nos motores: Correia de acessórios:...
3.054 visualizações
Mangueira de água danifica alternador
Este é um problema bastante comum na versão Gasolina com motor 3.2 (6 cilindros) , que se não for rapidamente reparado causa um prejuízo...
1.733 visualizações
Limpeza de Sonda Lambda e catalisador
Antes de tudo, é melhor explicar o que é a sonda lambda e o catalisador, de forma bem resumida. SONDA LAMBDA A sonda lambda (ou sensor de...
1.619 visualizações
Esquentou? Ventoinha já era.
Quem acompanha os grupos sabe: Se você tem uma Freelander 2, Evoque ou outras similares perto dos 10 anos de uso, fique atento na...
3.211 visualizações
Aditivos de Radiador
Antes de qualquer coisa: NUNCA USE ÁGUA PURA OU ÁGUA DA BICA / FILTRADA!! Agora podemos começar rs Os carros a combustão usam, na sua...
3.881 visualizações
Óleos e fluidos: Qual usar?
Óleos e Fluidos indicados para a Freelander 2 em todas as suas versões. IMPORTANTE: Um scanner doméstico ajuda a entender os problemas (e...
15.672 visualizações
Vibração ao acelerar - Coxim hidráulico
Este é um problema que começou pequeno, e foi piorando. O primeiro sinal foi, com o carro ainda frio, ao arrancar com o volante todo...
1.575 visualizações
Carro não liga
Este é um problema que pode ter inúmeras causas, mas em mais de 90% dos casos está relacionado a 5 razões primárias: 1- BATERIA Neste...
3.618 visualizações
Problemas mais comuns
Os problemas abaixo foram relatados pelos donos de Freelander 2 (inclusive eu) como sendo os mais comuns nos fóruns e grupos em carros...
15.230 visualizações
Ponteiro do combustível indo a zero
Este problema tem 3 causas possíveis: 1- SUJEIRA NA BÓIA O acúmulo de sujeira da gasolina na bóia (principalmente pelo uso contínuo de...
2.018 visualizações
bottom of page