Os problemas abaixo foram relatados pelos donos de Freelander 2 (inclusive eu) como sendo os mais comuns nos fóruns e grupos em carros com 8 anos ou mais.
Mas não se assuste, a maioria dos problemas tem solução conhecida e com custos acessíveis. Ao comprar uma Freelander 2 usada recomenda-se separar de 10% a 15% do valor gasto para possíveis manutenções necessárias, e usar o nosso checklist (AQUI) para verificar o estado do carro.
Depois da compra, veja as revisões AQUI
IMPORTANTE: Tenha um scanner doméstico! Ele te ajuda a entender os problemas (e também a não ser enganado), para checar se existem códigos de erros e quais são eles. Veja como usar o scanner AQUI
Se não tem scanner e quer um, aproveite a nossa loja! Todos são testados e validados para uso em Land Rover após 2007.
Todas as compras na nossa loja incluem um adesivo exclusivo da Confraria Land Rover!
LISTA DOS PROBLEMAS MAIS COMUNS COM A FREELANDER 2:
Alarme disparando / mensagem "Bonnet Open":
Causa comum: Sensor do capô com problemas Veja sobre ele AQUI
Custo: $$ (ou $ se preferir desabilitar o sensor)
Mensagem de erro no sistema HDC (controle de descidas):
Causa comum: Bateria. Veja sobre ele AQUI
Custo: $$
Pequeno vazamento de óleo na lateral do motor 3.2 Gasolina (lado motorista):
Causa comum: Anéis de vedação da bomba de vácuo. Não é necessário trocar a bomba toda, apenas os anéis. (Disponíveis AQUI)
Custo: $
Mensagem "Reduced Engine Performance":
Várias causas. Veja AQUI
Nas Diesel a mais comum é o filtro de Diesel entupido. Em alguns casos mangueira do turbo ou intercooler furados.
Nas Gasolina pode envolver bobinas, velas e bomba de combustível ou até combustível ruim.
Custo: $ a $$$$
Estalos vindos da traseira ao fazer curvas ou ruído constante (vruuuuuu) perto e acima de 60km/h:
Causa comum: Diferencial traseiro (checar Haldex também) Veja AQUI
Custo: $$$ a $$$$
Vazamento de fluido de freio em alguma roda:
Causa comum: Mangote (flexível) do freio estourado. Veja AQUI, recomendável manutenção preventiva.
Mistura de água e óleo do motor OU água e óleo do câmbio:
Causa comum: Trocadores de calor rachados. Post AQUI
Alternador danificado (motor 3.2 gasolina):
Causa comum: Tubo do retorno de água do motor pingando em cima do alternador. Veja AQUI, recomendável manutenção preventiva.
Superaquecimento:
Causa comum: Escovas da ventoinha na maioria das vezes, ou módulo da ventoinha em algumas. Veja mais detalhes AQUI , recomendável manutenção preventiva.
Custo: $$$
Carro não liga:
Causas comuns: Bateria, escovas e/ou induzido do motor de arranque. Veja AQUI, recomendável manutenção preventiva
Custo: $$ a $$$
Rachaduras no painel em volta do air bag do passageiro e/ou por todo o painel:
Causa comum: Exposição prolongada ao sol e idade. Veja sobre ele AQUI
Custo: $$$
Forro do teto soltando:
Causa comum: Ressecamento da cola. Solução simples com capoteiro trocando o forro (recomenda-se trocar o tecido todo, veja AQUI)
Custo: $$$