Se você tem uma freelander (ou outra Land Rover) provavelmente já ouviu falar sobre os problemas no Haldex e diferencial traseiro.
Mas afinal, o que eles são e fazem exatamente?
O HALDEX
Como a maioria dos carros 4x4, a Freelander não funciona o tempo todo com a tração nas 4 rodas, pois realmente não é necessário e só aumentaria o consumo de combustível.
Quando você liga o carro e começa a andar, vários sensores analisam se alguma roda está derrapando, inclinação da carroceria, modo de direção e vários outros parâmetros que permitem tomar a decisão de acionar o 4x4 ou não (no modo de tração adaptativa). Se não for necessário, você fica com a tração dianteira apenas, mas o 4x4 pode ser acionado a qualquer momento que o carro achar necessário.
O haldex é justamente quem "liga" a tração nas rodas traseiras. Ele fica entre o eixo cardã (que traz a tração da caixa de câmbio) e o diferencial traseiro, que distribui a tração nas rodas traseiras.
Ou seja, o haldex nada mais é do que uma embreagem, controlada progressivamente pela pressão de óleo gerada por uma bomba que ele possui. Assim o carro consegue ajustar quanto de tração ele precisa "jogar" nas rodas traseiras.
Parece simples, mas não é. São sensores, atuadores, válvulas, uma bomba de óleo e um projeto mecânico complexo. Não é a toa que reparos nessa unidade tendem a ser caros!
O DIFERENCIAL
Imagine o carro fazendo uma curva, bem fechada: Nesse momento as rodas da esquerda rodam em uma velocidade, e as da direita em outra totalmente diferente.
Se a tração do motor fosse aplicada de forma igual em todas, as que rodam mais devagar iriam ser forçadas a derrapar, situação extremamente perigosa.
Essa é a função do diferencial: Distribuir o torque entre as rodas esquerda e direita quando em linha reta, e quando em curva a roda com menor rotação será a que tem o torque. É uma solução 100% mecânica, nada de eletrônica aqui. Engrenagens e óleo, basicamente.
Existe também um diferencial dianteiro com exatamente a mesma função.
O vídeo abaixo tem uma explicação ilustrada bem interessante (em inglês)