Este é um problema que começou pequeno, e foi piorando.
O primeiro sinal foi, com o carro ainda frio, ao arrancar com o volante todo virado pra direita (saindo de uma rua por exemplo) ocorria uma forte vibração, um ruído que claramente vinha da frente, do lado direito.
Depois ele foi aumentando, começou a aparecer em acelerações mais fortes. Mas sempre desaparecia depois que o carro aquecia.
O motor da Freelander 2 (e de todos os carros) trabalha "suspenso" por apoios móveis, os calços. Existem calços (ou coxins) de borracha, e existem os hidráulicos, que possuem óleo dentro e atuam como se fossem amortecedores.
Pois bem, a Freelander tem um calço hidráulico, que fica logo abaixo de um outro coxim em formato de haste, do lado direito (olhando de frente do lado esquerdo do motor).
Local onde fica o calço hidráulico da Freelander 2 Gasolina
Olhando por onde a foto acima aponta, deu pra perceber que o calço está totalmente recolhido, e a peça metálica está encostada em cima dele, apoiando ferro com ferro. Diagnóstico confirmado, o calço já era.
Removendo o coxim em forma de braço e o suporte do motor (com o motor apoiado por baixo, claro!!), tem-se acesso ao calço:
Calço hidráulico (preto, no centro da foto), com o êmbolo central completamente enterrado.
Uma vez removido, ficou mais fácil perceber a diferença do antigo para o novo:
Novo, eixo central uns 2cm mais alto, e antigo com o eixo bem mais baixo.
Pegando o antigo, quase me sujei de óleo! Foi só virar e caiu óleo dele, coisa que jamais poderia acontecer:
Trocado o calço, problema eliminado! Motor rodando suave e sem ruídos.
VALORES GASTOS:
Calço original comprado em SP: R$ 450,00
Mão de obra em oficina de confiança (troca fácil, 1:30h de trabalho): R$ 250,00