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Óleos e fluidos: Qual usar?

Óleos e Fluidos indicados para a Freelander 2 em todas as suas versões.


IMPORTANTE: Um scanner doméstico ajuda a entender os problemas (e também a não ser enganado), para checar se existem códigos de erros e quais são eles. Veja como usar o scanner AQUI


Se não tem scanner e quer um, aproveite a nossa loja! Todos são testados e validados para uso em Land Rover após 2007.


Links rápidos para os fluidos e óleos:




 

Direção Hidráulica:

Fluido Hidráulico sintético com a especificação CHF-202.

Ex: Pentosin, Titan CHF202 , Motul HF

Capacidade do sistema: 1,9L


Freios:

Compre um fluido de freio com a especificação DOT 4 (marcas ATE, VARGA, BOSCH ou DELPHI são recomendadas)


Caso você faça a troca COMPLETA do fluido, pode usar DOT 5.1 (não misture ele com DOT4). ATENÇÃO: O fluido DOT5 não é compatível com o carro.

Para o processo completo de sangria e troca compre 3 garrafas de 0,5L.


 

Óleo do Motor (com troca do filtro de óleo):


Troca em condições normais: A cada 12.000Km ou 6 meses


Para modelos dos filtros de óleo do motor, filtro diesel, velas e outros, veja AQUI



Motores gasolina i6 3.2 e 2.0 Turbo:


Quantidades:

Motor i6 3.2 : 7,5 litros (compre 8 litros)

Motor 2.0 turbo: 6 litros.


Especificação de fábrica: Sintético 5W30 ACEA A5 ou com a especificação WSS-M2C913-C ou B


Pode ser usado 0w30 também (ACEA A5 ou WSS-M2C913-C ou B )


Muito recomendados: Motorcraft, Castrol Magnatec, Motul

Não usar óleos que não possuem ACEA (por exemplo, Ipiranga F1).



Motor TurboDiesel 2.2:

Quantidade: 5,9 litros (compre 6 litros)


Aqui temos 2 possíveis opções, pois normalmente os modelos até 2010 não possuem o filtro DPF , já os modelos 2012 em diante possuem. Os modelos 2011 podem ter ou não, dependendo da época que foram fabricados.


É possível ver o filtro DPF por baixo do carro, se ele tiver:

Atenção para os tubinhos saindo dela, se tiver, é a DPF



Ou também por essa etiqueta por dentro da tampa do bocal de abastecimento.



Modelos COM DPF:


Óleo Recomendado: Sintético 5w30 ACEA C1, ou com a especificação WSS-M2C-934B


Pode ser usado 0w30 também, desde que atenda as demais especificações.


Exemplos:

MOTUL 8100 EcoClean+ , Shell Helix Ultra ou Castrol EDGE Professional, Total Quartz Ineo First



Uma opção com bom custo/benefício para diesel com DPF, atende as especificações ACEA C1. Preço em Março de 2021 na Altese Rio de Janeiro



Cuidado, pois NÃO SERVEM: Castrol Edge comum e Motul EcoClean




MODELOS SEM DPF:


Mesma especificação do motor gasolina.


Óleo Recomendado: Sintético 5w30 Padrão FORD-913B / FORD-913C / FORD-913D ou com a especificação WSS-M2C913-C ou B


Pode ser usado 0w30 também, desde que atenda as demais especificações.


Exemplos: MotorCraft 5W30 Sintético


Os carros sem DPF podem usar o óleo indicado para carros com DPF também.



 

Câmbio Automático (todos):


Trocar com 60.000Km ou +5 anos:


Freelander 2 até 2011: Fluido de transmissão ATF com especificação T-IV/3309

Freelander 2 2012 em diante: Fluido de transmissão ATF com especificação AW-1


Quantidade: 7 litros (atenção pois algumas garrafas costumam ter 946mL). Para troca na máquina compre 9 litros (10 garrafas de 946mL se for o caso)


(Recomendado marcas Mobil, Castrol, Shell, Motul, Febi, Peak, Valvoline)


O Fluido Valvoline Max Life (garrafa vermelha) atende as duas especificações e pode ser usado sem chance de erro.


Veja sobre a troca AQUI


Diferencial dianteiro (caixa de transferência) (todos):


Quantidade: 750mL , Óleo mineral API GL-5/GL-4, SAE 75w90

Revisar o nível a cada 60.000km ou 5 anos

Diferencial Traseiro (todos):


Quantidade: 700mL , Óleo mineral API GL-5/GL-4, SAE 80w90

Revisar o nível a cada 60.000km ou 5 anos

Haldex (todos):


Quantidade: 650mL , Óleo Haldex Land Rover P/N LR003136 ou LR054941.

Revisar o nível a cada 60.000km ou 5 anos


Opcional:


Acessando o fabricando do Haldex (Borg Warner), é possível baixar um PDF mostrando que o Haldex usado na Freelander 2 é o mesmo de vários outros carros, com o código adotado por cada fabricante:




Pesquisando, encontra-se por exemplo o óleo da VW por um preço mais acessível:



 

Reservatório de água do limpador:

5,8L de água preferencialmente com detergente para vidros próprio.

 

Líquido de arrefecimento (famosa "água do radiador"):


Não deve baixar nunca. Trocar a cada 5 anos ou 60.000km.


Quantidades (mistura do aditivo+água):


:: Diesel: 5,7 litros

:: Gasolina: 6,5 litros


Usar aditivo do tipo HOAT (Tecnologia de Ácidos Orgânicos Híbridos), geralmente encontrado na cor rosa. Não misture com outros tipos e leia na embalagem o quanto de água desmineralizada deve ser usado. Dentre as marcas recomendo Delphi, ACDelco, Bardhal , Valeo, Lubrax.

LEIA SOBRE ADITIVOS AQUI


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