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GNV na Freelander 2 de A a Z


Há alguns anos eu era absolutamente contra qualquer instalação de GNV. Achava arriscado, que não valia a pena, que iria depreciar o carro. Confesso que tinha até um preconceito.

Até que comecei a ter amigos que instalaram. E não era incomum ouvir os relatos de economia com bem pouca perda de potência. Então andei num carro V6 com GNV instalado - dirigi - e fiquei impressionado com o desempenho e economia. Minha opinião começou a mudar aí.

Comecei a pesquisar. Os valores de instalação do kit geração 5 (injeção eletrônica de GNV) variavam de 5600 a 8000 Reais (MAIO 2018), sempre parcelados em 10x, que permite amortizar na economia que você terá com o uso.

ESCOLHENDO A OFICINA

Eu tinha duas preocupações: Encontrar um bom preço e uma oficina que já tivesse feito instalações em Freelander. Por indicação de um membro do grupo, entrei em contato com uma, que também ofereceu um bom preço.

(indicação da empresa retirada do site por problemas que outros membros tiveram lá e não foram resolvidos ainda). Sugiro procurar empresas próximas de você e conversar pessoalmente. As boas empresas irão ter interesse em ver estas dicas e te darão a segurança necessária para a instalação.

Criei coragem e marquei a instalação. Sábado 8h da manhã lá estava eu, com a promessa de sair com o carro no mesmo dia e poder acompanhar tudo. Sim, porque como bom engenheiro eletrônico (que adora mecânica e sempre mexeu em carros), acompanhar a instalação era um pré requisito.

O KIT

Nem pense em kits de 3a geração, eles são basicamente um carburador de GNV. Os de 4a geração nunca ficaram no mercado, e a melhor escolha são os de 5a geração, compostos por uma centralina de injeção GNV, bicos injetores e tudo mais. Existem os de 6a geração, mas são para carros com injeção direta, não é o caso da Freelander.

Existem basicamente 2 principais marcas no mercado:

BRC: Mais caro e com problemas de reposição de peças em garantia (ouvi isso de vários instaladores)

Landi Renzo (Lovato): Italiano, excelente qualidade e sem maiores questões. É o mais instalado.

Kit Italiano

Optei pelo Lovato. Sobre o cilindro, fiquei com o de 16m3, que ocupa cerca de 40% da mala e fica bem acomodado. Ele pesa 68Kg.

IMPORTANTE: Existem cilindros novos e usados retestados certificados a venda. Tecnicamente não deve existir nenhum problema com os retestados, já que eles passam pelos mesmos testes dos novos e são certificados pelo Inmetro, mas fique atento para saber o que está comprando.

Certifique-se que o valor da instalação já contempla o ponto de abastecimento junto ao da gasolina, pois ter que ficar abrindo o capô para abastecer é bem chato, além de desgastar.

Ponto de abastecimento GNV: Tem que estar incluso no preço, sem surpresas!

A INSTALAÇÃO

Não vou mentir, não é simples. Durante grande parte do processo existiam 3 a 4 pessoas trabalhando ao mesmo tempo no carro. Em duas frentes: Instalação do suporte do cilindro na mala e da tubulação, e instalação do sistema GNV no motor.

Central da injeção GNV

Se você tem paciência, é curioso e gosta, acompanhar pode ser bem interessante. Durante todo o processo pedi que fizessem a instalação de algumas formas específicas, e ponto positivo para a oficina, fui sempre muito bem atendido.

A instalação foi bem limpa e os profissionais são capacitados, isso é bastante importante.

Abaixo dicas que usei para que o resultado final ficasse ainda melhor, facilitando também possíveis manutenções no carro:

IMPORTANTE: Normalmente as oficinas não permitem, ou não gostam, do cliente acompanhando a instalação. Pergunte e negocie isso ANTES, e uma vez autorizado, procure não atrapalhar. Se quiser seguir as recomendações abaixo, recomendo levar impresso.

E seja gentil com os mecânicos. Alguns pontos abaixo irão dar mais trabalho do que eles estão acostumados, e se tudo correr bem uma gorjeta é sempre bem vinda :)

1, TUBO QUE LIGA A VÁLVULA DE ABASTECIMENTO NO MOTOR AO REDUTOR DE PRESSÃO

Os instaladores normalmente acabam passando esse tubo por cima de alguma parte do motor. No caso da Freelander, por cima do braço do calço hidráulico. Isso não será problema até o dia que você precisar trocar o calço hidráulico, peça que não é incomum de dar problemas.

Sabendo disso, pedi que o tubo desse a volta, indicado pelas setas abaixo, não bloqueando nenhuma parte do motor.

Tubo que liga a válvula ao redutor de pressão dando a volta, sem bloquear nenhuma peça do motor.

2. TUBO POR BAIXO DO CARRO SEM BLOQUEAR NADA

É o mesmo conceito: A tubulação que passa por baixo do carro não deve impedir que nenhuma manutenção seja feita. Na foto abaixo, por exemplo, o tubo passa por trás da aba de fixação do tanque de gasolina, sem atrapalhar caso tenha que ser removido. Inicialmente não estava assim, pedi para mudarem pois se precisasse tirar o tanque o tubo iria atrapalhar muito ou até impedir.

3. PROTEÇÃO ANTICORROSIVA NOS FUROS DA CARROCERIA

Serão feitos furos, alguns grandes como o da foto, na mala do carro. Como moro em região de praia, eu mesmo levei um verniz spray para proteger estas partes, pois quando a lataria é furada a chapa é exposta sem nenhum tratamento e pode começar a enferrujar ali. Na dúvida, leve verniz ou zarcão e peça para passarem em TODOS os furos.

Furos para a passagem da tubulação de GNV: Melhor proteger a lataria!

4. CUIDADOS COM O SENSOR DO AIRBAG

A Freelander não possui muito espaço para acomodar as partes do kit GNV. O melhor local para fixar o redutor de pressão (marcado em azul na imagem abaixo) é bem na frente, usando a fixação que existe para o sensor do Airbag (marcado em vermelho na foto, existem 2 sensores destes na frente, um de cada lado)

É importante que o sensor do Airbag seja fixado o mais próximo possível do ponto original, na posição vertical, exatamente como ele estava. Isso pode ser feito fixando-o no próprio redutor de pressão, como mostra a foto abaixo:

Azul: redutor de pressão fixado no furo original do sensor do Airbag. Vermelho: Sensor do Airbag fixado quase na posição original, no próprio redutor de pressão.

5. O FILTRO DE GNV E SUA FIXAÇÃO

Como já comentei, o espaço no cofre do motor da Freelander 2 é pequeno. E o filtro de GNV é uma peça essencial. Alguns instaladores costumam "esconder" esse filtro perto do farol do lado do motorista, fixando-o com cintas plásticas.

Este é o momento em que priorizo a segurança e funcionalidade no lugar da beleza. Pedi que o filtro fosse instalado bem na frente, não com cintas plásticas (que ressecam e quebram) mas com um suporte metálico feito pra ele, de forma a ter fácil manutenção.

UPDATE: meu filtro GNV entupiu e precisou ser trocado com 15.000km de uso. Como referência recomendo trocar a cada 10.000Km. Comprei no mercado livre 3 refis por 120 Reais ( Jun/19 ).

Filtro GNV fixado com suporte em local de fácil manutenção

6. ABRAÇADEIRAS METÁLICAS EM TODOS OS TUBOS

Mais uma vez, os instaladores costumam usar abraçadeiras plásticas para travar os tubos que não trabalham com pressão (tubos de vácuo no redutor de pressão e filtro). Para maior segurança, peça que sejam usadas abraçadeiras ou presilhas metálicas de pressão sempre!

7. FLAUTA DE INJEÇÃO GNV

Aqui, mais uma vez a eficiência e manutenção foi priorizada sobre a beleza. A flauta de injeção GNV, que é o conjunto dos 6 injetores ou eletroválvulas que abrem e fecham a entrada de gás para cada cilindro, deve ser fixada o mais próximo possível do motor.

Nenhuma das mangueiras que saem dos injetores para o motor (coletor de admissão) pode ter mais de 25cm. A regra é quanto menor, melhor.

Na minha instalação foi possível manter esse comprimento entre 15 e 18cm, mas para isso o conjunto precisou ser fixado sobre a tampa plástica do motor.

8. LOCAL DA CENTRAL DE INJEÇÃO GNV

Por ser um componente essencial do sistema, a central da injeção GNV deve ser fixada o mais longe possível do calor do motor, protegida do vento e água que pode entrar pela frente do carro, e em local alto para não ser molhada ao atravessar eventuais trechos alagados.

A minha foi fixada acima da caixa de fusíveis do motor, podendo ser removida para manutenção facilmente.

9. BOTÃO DE COMANDO INTERNO

É colocado dentro do carro um pequeno botão, onde existe a indicação do nível do GNV no tanque, qual combustível está em uso e permite você voltar para a gasolina se desejar.

A troca do GNV para gasolina e vice versa é toda automática, feita sem qualquer tranco, na maioria das vezes nem percebo.

A observação aí é que para colocar esse comando no painel seriam necessários 3 furos!! E sinceramente não queria furar o painel!!! Assim, fixei o comando com fita dupla face 3M (aquela verdinha) no vão da coluna do volante. Ficou bem preso e num local visível, sem qualquer furo.

10. LEVE 1L DE ADITIVO PARA RADIADOR (aquele Rosa)

Para a instalação do GNV será necessário passar a água quente do motor pelo redutor de pressão, para evitar que ele congele com a passagem do gás.

É uma instalação simples, mas ao desconectar a mangueira pode vazar um pouco de fluido. Para evitar que o mecânico complete com água (certamente não purificada), leve uma garrafa de aditivo de radiador e já avise que é pra usá-lo se necessário.


IMPORTANTE: Para simplificar a instalação, a mangueira usada para aquecer o redutor de pressão, deve ser a de retorno do motor para o reservatório. É uma mangueira que normalmente já dá problemas de vazamento, então peça para retirá-la inteira e substituir por outras com tubos novos de agua quente, passando pelo redutor de pressão, fixada com abraçadeiras metálicas (Post sobre isso AQUI)

11. A MALA

Se você leu até aqui é porque realmente tem interesse em saber, Então vamos ao ponto que, na minha opinião, mais sofre alterações.

Primeiro mostro o resultado final, a mala com um cilindro de 16m3 , coberto por um tapete de borracha. Perdi cerca de 45% da área, e ficou assim:

O que precisou ser alterado:

1. A caixa de fusíveis foi removida da posição original, pois impedia a fixação do suporte do cilindro ( lembrando que o suporte segue rigorosas normas do INMETRO e não pode ser modificado).


Ela foi colocada em pé, entre o cilindro e o banco traseiro, sendo fixada com parafusos na barra que segura os bancos. A parte de trás dela foi protegida com manta isolante adesiva.


2. Se o seu modelo é HSE e tem o subwoofer, é a mesma situação. Ou retira ou reposiciona (a minha não tinha).

3. A tampa da mala foi cortada (por mim) para voltar a encaixar perfeitamente.


Tampa da mala cortada para voltar a encaixar normalmente, devido ao suporte do cilindro.

Uma outra opção é colocar 3 cilindros de 7,5m3 na mala, sem o estepe. Algumas pessoas fazem assim (foto abaixo), mas neste caso é preciso retrabalhar a tampa da mala também, além de comprar um estepe fino (linguiça) e fixá-lo de alguma forma.

 

E PERDE POTÊNCIA???

Bem calibrado, a perda é imperceptível. Sério. Já fiz passeio 4x4 na lama com GNV, subi serra e peguei estrada com o GNV, absolutamente não é algo significativo.

Recomendo fortemente que você aproveite e troque o filtro de ar do motor, e se possível as velas (se já não o fez dentro do prazo). Isso influencia bastante o desempenho em GNV.

APÓS A INSTALAÇÃO

Terminada a instalação, é preciso fazer um ajuste de configuração na central, que muitas vezes precisa ser "tunado" até um resultado ótimo. É literalmente ajustar o mapa da injeção GNV.

Este é um passo MUITO IMPORTANTE!!!!

O resultado final depende muito desta calibração feita de forma correta. Tenha certeza que existe um mecânico com experiência na oficina e que ele terá tempo suficiente para isso após a instalação. Recomendo que seja feito o primeiro ajuste com o carro parado, e que depois você e o mecânico andem no carro para fazer leituras com ele em uso, permitindo um ajuste mais fino.

A minha ficou boa logo no primeiro ajuste.

Ela é feita com um software e um cabo USB conectado na central, e precisa ser realizada por alguém com conhecimento.

Depois de tudo pronto, no Rio funciona assim:

- Você tem 10 dias para fazer a homologação em uma empresa autorizada, custa entre 200 e 250 Reais.

- Após a homologação, você tem 30 dias para ir no detran fazer a troca do documento, tem que pagar um Duda (cód. 002-7).

Caso tenha interesse, é possível baixar o software, comprar o cabo no Mercado Livre e fazer o ajuste fino em casa. Mas só recomendo para quem realmente entende como os motores funcionam!

Abaixo um vídeo ensinando a calibrar, do próprio fabricante:

O software que ele usou no vídeo pode ser outro, dependendo do modelo do seu kit. No caso do Lovato seria o Smart, que possui as mesmas funções.

SEGURO

Dependendo da seguradora, seu seguro pode subir (geralmente sobe). Você pode escolher entre segurar o carro com ou sem o kit.

Mas SEMPRE informe a instalação e acerte essa questão do seguro!! Não informar a instalação do GNV pode ser usado contra você em caso de sinistro.

Nas cotações que fiz, para o meu perfil, em relação ao preço com e sem GNV:

- Porto Seguro: Aumento de 35%

- Tokyo Marine: Aumento de 10%

- Sulamerica: Aumento de 8%

Optei pela Sulamérica :)

DISCLAIMER: As informações aqui contidas não possuem nenhum vínculo comercial com lojas, fabricantes e/ou marcas, e são indicadas como as melhores práticas no momento em que a instalação foi feita.

Evoluções podem acontecer e outras propostas com melhores resultados podem ser viáveis, sempre converse com a convertedora para entender as opções.

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