Já fiz essa adaptação em outros carros. A proposta aqui é colocar um tablet Android no painel, especificamente na parte de cima (porta objetos em alguns modelos e GPS original em outros)
Perguntas mais comuns:
1. Porque você não coloca uma central multimídia android logo?
Meus motivos:
- Uso muito o Waze no carro, e acho a posição da tela no lugar do rádio original muito baixa, ruim de ficar olhando.
- Gosto do som original do carro. Com o tablet eu deixo ele lá, só entro com o som na entrada auxiliar.
- Um bom tablet geralmente tem as especificações bem melhores que a maioria das centrais Android a venda.
- É bem mais barato, apesar desse não ser um fator de decisão.
2. O que eu posso rodar com um tablet no carro?
No meu caso, compartilho a internet do celular com ela via wifi, então:
- Waze (trânsito no Rio é sempre um caos)
- Podcasts
- Spotify (basta atualizar meu playlist no celular em casa e pela manhã no carro ele já está lá. Além disso deixo um cartão de memória de 32GB no tablet com muitas músicas offline no próprio Spotify, caso esteja sem internet.
-Torque: Esse é bem divertido, você pode ler vários parâmetros do carro com um adaptador OBD2 plugado na porta de diagnóstico (perto dos pedais) e colocar mostradores em tempo real de temperaturas, velocidade, rpm.... além de poder ler eventuais erros no carro e até mesmo limpar estes erros depois de consertar.
3. O que não vai ter?
- Câmera de ré.
- Tv Digital (até existe como ter,mas não faço a mínima questão) Pra ficar mais fácil instalei o GloboPlay e consigo ver jornal ou algum jogo usando a internet.
Depois de instalado fica assim:
Pontos importantes:
- Dependendo de como você instalar, não tem como apertar o botão de power, o que pode ser contornado com alguns apps de automação. É o que eu fiz, não preciso tocar no tablet para ele ligar e desligar junto com o carro (mais detalhes abaixo)
- Se o botão de power ficar completamente inacessível, se algum dia ele falhar e precisar apertar o botão... tem que desmontar o painel. (ou abre o tablet e faz uma adaptação, que pode ser bem trabalhoso). Pra isso eu me aproveitei de um pequeno vão que ficou entre o tablet e o painel e resolvi o problema (mais detalhes abaixo).
- Os tablets Samsung de 7 polegadas não ficam totalmente encostados na moldura por dentro, geralmente só os chineses que tem as telas mais wide (mesmo sendo de 7 polegadas) que ficam bons. Tire a medida do buraco e confira a tela do tablet antes de comprar! A vantagem de usar um Sansung é que o pequeno vão ajuda a eventualmente apertar o POWER, e a qualidade do tablet é bem melhor.
- Tem que desmontar o painel. Nada muito complicado mas requer habilidades manuais e algumas ferramentas (lista abaixo).
- Tablet tem apenas 1 cabo conectado: O do carregador. E este é um ponto SUPER importante: O conector normal do carregador não cabe, pois o tablet fica super justo. Existem 3 saídas para essa situação:
1. Desmontar o tablet e ligar a energia direto. (muito complicado e arriscado)
2. Marcar no plástico do duto do ar onde o conector fica batendo e fazer um furo nele, de forma que dê espaço pro conector. Eu fiz isso, é uma saída mas não acho que seja a melhor.
3. Comprar um adaptador para carregador sem fio como este abaixo, que tem um conector super flat (Receptor Carregador Qi Sem Fio Wireless Android Universal)
Encaixe ele e cole atrás do tablet:
Compre um carregador sem fio (mercado livre Carregador Qi Wireless Sem Fio) e COLE em cima do receptor de carregamento (bem no meio). Pode usar fita dupla face 3M.
Pronto, agora você tem um tablet que cabe atrás do painel e com energia para que fique carregado.
Esse é como ficou o meu:
Reparando bem, vejam que a parte de cima não encostou na moldura por dentro. Isso acontece porque a tela do Samsung Galaxy Tab A6 é um pouco maior que o necessário. Mas como eu não queria usar um tablet qualquer, faço questão de bom desempenho, deixei assim mesmo.
A vantagem é que eu consigo apertar a tecla Power dele (em cima, do lado esquerdo) usando qualquer pequeno clips dobrado em "L" . Para emergências isso é super útil.
SOBRE A ENERGIA PARA O TABLET:
Você deve usar um carregador veicular de boa qualidade, pois podem ocorrer problemas de interferência (veja ESTE post) .
Outro detalhe:Tablets não foram feitos para carregar enquanto são usados, então se ele carregar apenas quando o carro liga (usando a tomada 12V da frente na console central), o tablet acabará ficando sem bateria. Ligue o carregador na tomada 12V que fica atrás do freio de mão, esta tomada não desliga junto com o carro.
A corrente consumida constantemente pelo tablet na tomada 12V traseira não é suficiente para descarregar a bateria do carro, apenas lembre de desligar se for ficar parado por mais de 3 dias. No dia a dia isso não descarrega a bateria (estou desde dezembro de 2017 usando assim).
Veja o post sobre o uso do adaptador OBD2 lendo dados em tempo real do carro AQUI
SOBRE O SOM DELE:
Também existem duas formas: Ou usar um cabo P2-P2 ligado direto na auxiliar , ou via bluetooth para um adaptador bluetooth/P2 plugado na auxiliar.
A vantagem do bluetooth é que nestes adaptadores mais modernos você pode conectar o tablet para músicas e o celular para chamadas viva voz, ao mesmo tempo.
Eu usei este adaptador bluetooth:
Ele é Bluetooth 4.0 e a qualidade das músicas ficou excelente, além de ter o microfone para o viva voz e teclas que permitem atender chamadas, avançar e voltar as músicas.
Procure por JRBC01 que você acha em sites de venda.
APPS QUE USEI:
Para mudar a interface (laucher): Car Launcher Pro, permite customizar bastante e deixar o tablet com o visual que você viu na foto.
Para automação: LLAMA - Location profiles: Esse é meio complicado de usar, mas é muito bom. Com ele você cria regras, ou seja, um determinado evento gera uma ação. Criei as seguintes regras:
a. Ao conectar com o receptor bluetooth (que é quando eu ligo o carro), acender a tela do tablet.
b. Ao desconectar do receptor bluetooth (que é quando desligo o carro), apagar a tela do tablet.
É isso mesmo, quem comanda o tablet para ligar ou desligar é o receptor bluetooth!!! O tablet em si fica ligado direto, como falei no tópico sobre a energia.
Para OBD2/Bluetooth: Torque Pro. Tem um post inteiro sobre isso AQUI
No mais, Waze para navegação online , Google Maps para navegação offline (super util em trilhas) , Spotify para músicas.
Coloquei um cartão de 32GB no tablet, assim consigo colocar a playlist do Spotify inteira offline também. Recomendo MUITO fazer isso, então lembre de colocar ANTES de instalar o tablet.
PASSO A PASSO PARA A INSTALAÇÃO
Não tenho o vídeo, mas vou detalhar ao máximo:
Você vai precisar de:
1 cartão de crédito velho, pra desencaixar as partes plásticas do painel sem arranhar.
1 chave torx, não sei o tamanho então recomendo pegar esses kits com vários.
1 cabo USB para o carregador do tablet com pelo menos 1,5m (procure um grosso, de boa qualidade)
1 a 3 horas disponíveis, dependendo da sua habilidade.
Fita dupla face 3M , aquela tipo "bananinha" , transparente e com uma capinha verde.
2 carregadores veiculares USB de boa qualidade (belkin recomendado)
1 receptor bluetooth com plug P2 para a ligar na auxiliar (recomendo esse do post)
O tablet com toda a gambiarra de carregamento sem fio pronta.
1- Prepare o tablet com o carregador sem fio, como descrito acima. Se quiser já instale os apps também.
2- Com o cartão de crédito velho, solte a tampa onde tem o alto falante central do painel (que só está lá em algumas versões). Essa tampa é encaixada, então se você enfiar o cartão pelos lados dela e for soltando, ela desencaixa. O cartão não arranha o painel.
3- remova também com o cartão o acabamento de borracha que fica logo acima do botão de alerta, ele também é encaixado (aquele com uma textura tipo bolinhas).
4- Na parte de cima você verá 4 parafusos, E atrás do acabamento emborrachado verá dois. Tire todos e marque de onde eles eram, pois tem tamanhos diferentes.
5- Pronto, o painel está solto, mas ainda encaixado. Usando o cartão novamente nas laterais (pode começar pelo lado do porta luvas) enfie o cartão e force pra frente para desencaixar. Ele solta fácil.
6- O painel todo irá soltar mas ficará preso pelo cabo que liga as teclas de abrir/fechar portas e alerta. Esse conector possui uma pequena trava plástica , aperte ela com o dedo e ele solta. Pronto, você tem o painel em mãos. O porta objetos estará solto também.
Agora respire um pouco, pra quem nunca fez isso pode ser um momento de forte emoção kkkkk
7- Com muito cuidado pra não arranhar seu painel, vire ele pra baixo (pode ser no seu colo) e posicione o tablet com atenção para não ficar torto. Se for o tablet samsung igual ao meu a parte de cima dele nao irá ficar totalmente encostada por dentro. ATENÇÃO PRA NÃO FICAR DE CABEÇA PRA BAIXO!
8- Depois de ter certeza que a posição está certa, corte alguns pedaços de fita dupla face, mas você só vai usar uma face mesmo, então nem precisa remover a proteção verde, e vá colocando de forma bem justa ao redor de todo tablet, mantendo-o fixo na posição. Não economize!! Um amigo fez isso e ainda usou durepoxi, eu acho que não precisa.
9- Passe o fio do carregador pelos vãos internos de forma que ele saia atrás do porta luvas. Pegue ele ali e leve até a tomada de 12V que fica atrás do freio de mão.
10- TESTE para ver se está carregando, reveja a posição do tablet, se não está torno ou de cabeça pra baixo. Teste também a conexão com o bluetooth, já ligando ele na entrada auxiliar de áudio que fica junto da tomada de 12V atrás do freio e mão.
11- Aproxime o painel, reconecte o chicote dos botões do painel e comece a encaixa-lo no lugar novamente. pressione com os dedos até que ele fique na posição original.
12- Recoloque os parafusos, mas sobrarão 2 na 2a fileira de cima porque eles eram usados para segurar o porta objetos que não existe mais.
13- Recoloque a tampa superior encaixando com a mão mesmo, e também o acabamento de borracha.
14- Ligue o receptor bluetooth na tomada DA FRENTE, que liga e desliga com o carro.
Teste tudo e arrume o local do receptor bluetooth e fiação ao seu gosto.
Dúvidas? me manda uma mensagem. Conseguiu fazer? Manda fotos!!