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LR2: Lâmpadas, farol, Freio, Setas, etc



LANTERNA / FREIOS


Freelander 2 Modelos até 2012:


Mesma do Ford Ka e vários outros carros: BAW15D (5/21W) Em carros com a lanterna transparente essa lâmpada precisa ser o modelo que já vem pintado de vermelho, recomendada a marca HELLA.

Brake Light: Lâmpada soquete T10 21W

Setas: Mesma do Ford Ka , Lâmpada 1 pólo 21W simples porém tem que acender na cor laranja. São lâmpadas prateadas quando apagadas. Recomendo a OSRAM DIADEM

Ré: Mesma de vários carros (Ford Ka): Lâmpada 1 pólo 21W

Lanternas dianteiras: Lâmpada "pingo" T10 W5W


Setas Laterais: Lâmpada "pingo" T10 W5W laranja.





FARÓIS


Existem algumas diferenças entre os tipos de faróis usados na Freelander 2.

Basicamente são 4 variações:

1. Faróis que usam lâmpadas halógenas tipo H7 para o alto e baixo (modelos S até 2011 geralmente)

2. Faróis que usam lâmpadas halógenas tipo H7 para o alto e HB11 baixo (modelos S ou SE até 2012 geralmente)


Eles tem este aspecto, com 2 refletores parabólicos:



3. Faróis que usam lâmpada Xenon D1s para o baixo e H7 para o alto (SE ou HSE até 2012)


Ele tem esse aspecto, com um refletor parabólico para o alto e uma lente de projetor para o baixo:




4. Faróis que usam 1 lâmpada Xenon D3s para alto e baixo (SE ou HSE 2013 em diante)


Ele tem esse aspecto, com um conjunto de Leds ( DRL - Luz diurna ) e uma lente de projetor.

Neste modelo uma única lâmpada Xenon D3s faz o papel de alto/baixo, pois uma peça metálica móvel dentro do projetor ajusta o corte do feixe de luz.


Temos algumas dessas lâmpadas na nossa loja!


Os faróis de neblina geralmente usam lâmpadas H11.



Existem letras em alto relevo no vidro do farol, na direção do alto e do baixo, mas confira com o manual do carro pois há casos em que tem 2 modelos na informação do vidro, já que o mesmo vidro pode ser usado em mais de um modelo de farol.


Veja esse abaixo por exemplo, a impressão na direção do farol baixo diz H7/D1s , e nesse caso a lâmpada é H7 (é um modelo S 2010).




COMO TROCAR AS LÂMPADAS:



 

Perguntas rápidas:


1. Meu farol usa H7 ou HB11 e quero mais luz, o que fazer?


R. Sem mexer na originalidade do carro e na elétrica, troque as lâmpadas por modelos iguais de alta eficiência, que emitem muito mais luz e tem exatamente as mesmas especificações das originais (não é Led nem Xenon) e não causam problemas legais de alteração das características originais do carro. Recomendo estas abaixo: - Phillips Extreme Vision

- Phillips Crystal Vision

- Osram NightBreaker Laser - Osram NightBreaker Unlimited


Chinesas genéricas: não recomendo.


Se pretende trocar por Leds ou Xenon, leia mais abaixo e cuidado com a questão do foco. Mais luz fora de foco ilumina menos do que as originais, e consulte sempre a legislação.



2. Meu farol usa Xenon , posso fazer algo para melhorar?


R. As lâmpadas Xenon D1S usadas já tem um excelente rendimento. As originais são na temperatura de cor 4300K (branco amarelado). Você pode trocar por outras Xenon iguais porem mais brancas, com 5000K(branco neutro) ou 6000K (super branco). Uma excelente opção agora são as Leds 100% compatíveis nos modelos D3s ou D1s (abaixo), pois elas emitem muito mais luz e mantém o foco original do farol, basta tirar a xenon e colocar ela:



3. Coloquei Leds ou Xenon e agora a luz de lâmpada queimada fica acendendo, o que eu faço?


R. O carro espera o uso das lâmpadas originais, e quando você tira uma lâmpada comum (halógena, de filamento) e coloca uma Xenon ou Led, o comportamento elétrico delas é completamente diferente.

A lâmpada comum se comporta como um resistor simples. A solução para acabar com esse alerta é o uso do famoso "canceller" (odeio esse nome rs), que nada mais é que um resistor simulando a lâmpada original.


"Canceller H7" mais comum a venda. São resistores que irão esquentar MUITO quando ligados, então cuidado com ponto de fixação, devem ficar longe de outros fios e plásticos.


Vale alertar que ao usar o canceller, se a lâmpada queimar você não terá mais o alerta da central do carro.


 

SOBRE AS LÂMPADAS

Os faróis comuns ou projetores que usam lâmpadas comuns podem sofrer bons upgrades e melhorar muito a luminosidade, porém é preciso tomar alguns cuidados.

O refletor do farol é desenhado para ter um ponto focal na exata localização em que o filamento da lâmpada (parte que acende) fica. Qualquer diferença física em outra lâmpada usada como substituição poderá fazer com que o farol fique fora de foco, dispersando a luz, iluminando menos e ofuscando os motoristas mesmo com o farol baixo.

ilustração da reflexão dos feixes de luz com uma lâmpada original e uma com dimensões ou posição do filamento fora dos padrões.


Usando uma lâmpada que não está nas perfeitas especificações acaba sendo pior,

mesmo que ela seja muito mais forte, pois a luz se espalha e não ilumina a pista.

Esta questão é especialmente problemática com lâmpadas LED baratas, pois fisicamente elas não conseguem ter o ponto de emissão de luz (ou pontos, algumas possuem 3 ou mais pastilhas LED) exatamente no mesmo local das lâmpadas halógenas, ficando totalmente fora de foco. Se optar por usar LEDs, pesquise muito e dê preferência para as de marcas conhecidas ou as já testadas e validadas pela Confraria.


POTÊNCIA VERSUS LÚMENS


Outra questão importante e que causa muita confusão. Potência, medida em Watts, é a quantidade de ENERGIA que a lâmpada consome. Já LÚMENS é a quantidade de LUZ que ela emite.

Consumir mais energia nem sempre significa emitir mais luz. A chave do segredo é a eficiência da lâmpada.

Por exemplo, uma lâmpada H7 de farol alto/baixo padrão: Ela consome 55W de energia e gera cerca de 1100 Lumens de luz.

Já uma lâmpada H7 de alta eficiência consome os mesmos 55W, mas chega a emitir 1600 Lúmens.

Exemplo de uma lâmpada H7 de alta eficiência da Voltage ( Link aqui )


Como não existe almoço grátis, sempre se perde algo. E nesse caso das làmpadas H7 (e todas as outras Halógenas como H7, H11...) é a vida útil. Mais Lúmens com a mesma potência = menor vida útil.


Aí você pensa: Fácil!!! Só colocar uma lâmpada com mais Watts, uns 70 ou 100W por exemplo!


Não é bem assim, jovem Padawan. Os circuitos elétricos do seu carro foram feitos para trabalhar com os 55W por lâmpada, se você aumentar isso pode causar sérios problemas. Outra questão é a temperatura: Estas lâmpadas ficam muito, mas muito quentes, e mais watts significam mais calor, podendo danificar o próprio refletor do farol.


Comparativo entre 3 marcas de lâmpadas halógenas de alta performance


As lâmpadas Xenon conseguem entregar mais Lúmens consumindo menos Watts (são mais eficientes, gerando menos calor também), mas sofrem com um atraso que pode chegar a 1 minuto para atingir o brilho máximo, além de precisar de um reator externo.

Já as lâmpadas LED conseguem emitir ainda mais luz (mais Lúmens) com menos potência.

Então, os watts significam pouco na verdade. Uma lâmpada LED de 30W vai emitir muito mais luz que uma comum (halogena) de 55W. O que você precisa prestar atenção é para não exceder os Watts que seu carro foi preparado para entregar em cada lâmpada. Tirar uma comum de 55W e colocar um xenon ou led de potência menor não vai gerar problemas elétricos.


DETECTOR DE LÂMPADA QUEIMADA E O "CANCELLER"


Os carros mais novos monitoram se as lâmpadas estão queimadas ou não. Eles fazem isso medindo a resistência da lâmpada quando ela está apagada. Quando você troca uma lâmpada comum por Led ou Xenon, o comportamento dela é completamente diferente, e podem acontecer alguns fenômenos (como alertas de lâmpada queimada ou ela ficar piscando quando desligada).

Ao comprar Xenon ou Leds tenha certeza que elas possuem o "canceller" embutido, que nada mais é que um resistor que simula uma lâmpada comum. Vale alertar que, ao usar o canceller, se a lâmpada queimar você não terá mais o alerta da central do carro.

 


COR DA LUZ, OU TEMPERATURA DE COR


Esta é outra especificação que confunde muita gente. Ela não tem absolutamente NADA a ver com a potência (watts) ou quantidade de luz (Lúmens). Ela se refere a cor da luz que a lâmpada emite, e é medida em graus Kelvin, ou simplesmente "K".

Esta escala, para lâmpadas, geralmente varia entre 2500 e 8000K, com a variação de cor conforme a escala abaixo:


As lâmpadas comuns geralmente estão entre 2500 e 3000K

As halogenas especiais conseguem chegar perto dos 5000K


Os Leds e Xenon cobrem praticamente toda a faixa, só escolher na hora de comprar. Lembrando que uma luz azul pode ser esteticamente bonita para algumas pessoas, mas é bem pior para reflexão no asfalto e especialmente na chuva.

Assim, a especificação completa de uma lâmpada é (levando em consideração um modelo S que usa H7):

Modelo: H7

Tensão: 12V

Potência: 55W

Temperatura de cor: Eu optei por 4000K

Lumens: A lâmpada que comprei emite 1500 Lúmens (Infelizmente alguns fabricantes não informam a quantidade de lúmens)

Exemplos no meu ex-carro:

Farol com a lâmpada de 55W 4000K, é possível ver como ela é muito mais branca que a lâmpada original da lanterna e também do farol de neblina.


A escolha é sua. Se não quer arriscar, procure uma lâmpada halógena de alta eficiência e faça a troca sem qualquer adaptação. Se quer algo mais, parta para as Xenon ou Leds.


Algumas lâmpadas halógenas que são totalmente Plug&Play:


- Phillips Extreme Vision

- Phillips Crystal Vision

- Osram NightBreaker Laser - Osram NightBreaker Unlimited

- Voltage Polarize Super White ( difícil de achar no Brasil, mas excelente e barata nos EUA)

Existe uma infinidade delas. Só recomendo cuidado com as chinesas sem marca.

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