Vários usuários em fóruns estrangeiros relatam problemas em modelos 2007 a 2011 de eventuais mensagens de erro no painel, indicando falhas no HDC e/ou transmissão.
Eu mesmo tive algumas mensagens assim, que apareciam aleatoriamente, também sumindo sem razão e não registrando nenhum código de erro quando passado o scanner.
Aparentemente isso ocorre por uma degradação, muito provavelmente por oxidação, da ligação negativa da bateria com o bloco do motor, que não é claramente visível por onde é feita.
Uma forma de testar se seu terra está OK é medindo a tensão entre o negativo da bateria e o bloco do motor, da seguinte forma, com um mutímetro na escala de 20V:
1. Ligue a parte elétrica sem ligar o motor (apertando o START ENGINE por alguns segundos sem pisar no freio.
2. Meça a tensão colocando a ponta preta do multímetro no bloco do motor (em algum parafuso) e a vermelha no NEGATIVO da bateria. A tensão não pode passar de 0,5V nessa situação.
3. Peça para alguém dar a partida no motor e continue medindo. Durante a operação do motor de arranque a tensão medida não pode passar de 3,5V.
Se quiser fazer sem testar, não tem problema. Mal não irá fazer.
A solução é criar uma nova ligação, mais direta possível, entre o negativo da bateria e o bloco do motor. Foi o que fiz, e resolveu.
Abaixo fotos e video orientando. O fio usado foi de 10mm, com cerca de 70cm de comprimento.