Os filtros de ar "Esportivos" para o motor são muito populares, e prometem inúmeras vantagens, nem sempre verdadeiras.
Primeiro é bom ficar claro que existem dois tipos de filtros esportivos: Os laváveis e os não laváveis. Como você deve ter percebido, a diferença é que os laváveis podem ser reutilizados (depois de limpos e lubrificados) quase infinitamente.
Os laváveis geralmente são feitos de uma trama de algodão prensado em uma malha metálica, já os esportivos não laváveis normalmente usam espumas de polipropileno de diferentes densidades. (O filtro original é descartável, de papel, e não pode ser lavado).
CUIDADOS
Primeiro, a imensa maioria dos filtros esportivos não laváveis (de espuma) não oferece uma filtragem ideal, e por isso não são recomendados para uso em estradas de terra. (lembrando que a entrada de terra ou outras partículas no motor causa danos bastante sérios e caros de reparar). Na dúvida procure as especificações e pergunte.
Cuidado também com os filtros genéricos, desconhecidos. Eles são de péssima qualidade e não oferecem uma filtragem boa.
Sobre os laváveis, são um pouco mais difíceis de encontrar e também mais caros. Pessoalmente recomendo a marca K&N, que fornece um filtro com garantia para 1.000.000 de Km, e é usado em rallys no deserto, ele explicitamente garante a proteção da filtragem em qualquer situação.
Estes filtros laváveis trabalham embebidos em um óleo especial, que é o que garante a filtragem eficiente.
Exemplo de filtro K&N bastante sujo após 80Km de estrada de terra
Kit de limpeza da K&N , com o detergente e óleo especiais para a limpeza do filtro.
DESEMPENHO
Em geral os ganhos vão até 6CV, e a percepção é de uma aceleração mais rápida (melhor desempenho em arrancadas) pela facilidade do volume de ar passar rapidamente sem grandes restrições, e alguma pequena economia de combustível que é reflexo do seu pé, pois será necessário pisar menos para arrancar. Os números podem variar um pouco, mas em geral o ganho é na curva de torque em baixa rotação.
Em medidas que fiz com meu carro ( Motor 3.2 6 cilindros) , o volume de ar em uma aceleração forte sobe de 40cfm para 700cfm em menos de 2 segundos, por isso um filtro que não ofereça restrição na passagem de ar faz alguma diferença.
Resultados em dinamômetro, K&N , CarQuest e filtro original limpo , onde o carro testado ganhou 4CV e algum torque
Outro efeito colateral é um ronco do motor um pouco maior, nada muito alto, apenas ele parece mais nervoso
Abaixo o vídeo completo com o teste de 4 filtros.
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VALE A PENA?
Depende. Eu ando bastante por estrada de terra, então lavo o filtro umas 3x por ano, financeiramente vale. Depende do que você procura, se é o carro um pouquinho mais esperto, pode ser.
Agora se procura 10 ou 15 cavalos a mais.... procure um remap de injeção, pois o filtro definitivamente não vai te ajudar.