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Aditivos de Radiador

Antes de qualquer coisa: NUNCA USE ÁGUA PURA OU ÁGUA DA BICA / FILTRADA!!


Agora podemos começar rs


Os carros a combustão usam, na sua maioria, um líquido de arrefecimento, que é uma mistura de aditivo e água para resfriar e manter a temperatura do motor sob controle. O aditivo ajuda a impedir o carro de congelamento no inverno, algo muito raro no Brasil, e impedir que a água evapore ou enferruje as peças do sistema de arrefecimento.



Aditivo: como escolher?

Existem três tipos diferentes de aditivo carro no mercado e aditivos para veículos, em geral. Cada um é formulado de uma forma diferente e fornece ligeiramente diferentes benefícios. Um carro pode essencialmente rodar em qualquer tipo de aditivo. No entanto, existem algumas coisas que você deve considerar.

A primeira coisa é comprar de uma marca conhecida, pois existem aditivos falsos (água e corante) no mercado. Dentre as marcas recomendo Delphi, ACDelco, Bardhal , Valeo, Lubrax.



Os tipos diferentes de aditivos são:


Tecnologia Ácidos Inorgânicos (IAT)


IAT é normalmente usado em carros dos Estados Unidos, fabricados a partir da década de 1920 até a década de 1990. Este líquido é naturalmente claro, mas é tingido de um verde brilhante para ajudar as pessoas a identificá-lo. IAT contém silicatos e inibidores de corrosão de fosfato para ajudar a proteger as partes metálicas do carro que o líquido de arrefecimento atravessa, como o motor e o radiador.

Recomenda-se que o líquido de arrefecimento IAT seja limpo para fora do sistema do carro uma vez a cada dois anos, ou 48.000 km (o que acontecer primeiro).


Tecnologia de Ácidos Orgânicos (OAT)


Aditivos OAT estão disponíveis em várias cores diferentes, de laranja a verde escuro. Este líquido é diferente de IAT pois não contém silicatos e fosfatos para proteger o carro. Isso ajuda ao aditivo durar muito mais tempo, mas pode desgastar as peças de metal ao longo do tempo. Diferentes fabricantes adicionam aditivos especiais para ajudar a prevenir a ferrugem e corrosão. OAT deve ser limpo de um sistema de carro uma vez a cada cinco anos, ou a cada 240.000 km (o que acontecer primeiro).


Tecnologia de Ácidos Orgânicos Híbridos ( HOAT )


Também estão disponíveis em algumas cores diferentes, como rosa (usado na Freelander 2), amarelo e laranja. Líquido de arrefecimento HOAT contém alguns silicatos para inibir a corrosão e também tem alguns aditivos para ajudar a impedir a oxidação e corrosão. HOAT também deve ser liberado do sistema do carro uma vez a cada cinco anos, ou a cada 240.000 km (o que acontecer primeiro).

Sempre tenha certeza do tipo de aditivo que você está adicionando ao seu carro antes de comprá-lo. Não há perigo específico para misturar aditivos em um veículo. No entanto, se você adicionar um aditivo EAS ou HOAT para um aditivo IAT, o aditivo anterior será revertido para uma vida de dois anos.

Adicionando aditivo para o seu carro entre visitas ao mecânico para ter o sistema de refrigeração sempre limpo é uma boa maneira de manter o carro funcionando bem. O processo é muito simples, mas só deve ser feito quando o carro teve pelo menos três horas para esfriar depois de dirigir. Tudo que você precisa é o aditivo misturado com água desmineralizada.


Considerações Finais


Primeira de todas: Já falei pra não usar água da bica / filtrada?

Os fabricantes de automóveis usam um dos três tipos de aditivos em seus veículos. É recomendado que você fique com o mesmo tipo que já está em seu carro quando a adicionando mais aditivo. Para determinar que tipo já está em seu veículo, você pode procurá-lo no manual do proprietário ou encontrar o aditivo mais comumente usado para a sua marca e modelo do carro. Também é possível dizer que tipo de aditivo está no carro pela cor.

Mistura de produtos irá diminuir a vida útil do sistema de arrefecimento. Quando você quer mudar para um tipo completamente diferente de aditivo, você precisa levar o seu carro a um mecânico treinado para um flush (retirada completa) e preencher. Não esqueça da proporção ideal de água desmineralizada e aditivo, ou todo seu trabalho em escolher uma boa marca vai todo para o brejo!


Sobre o uso de água da bica ou filtrada

(qualquer uma que não seja desmineralizada):


A água contendo minerais, cloro e outros componentes, mesmo quando misturada com aditivos causa corrosão nas partes internas das tubulações.


A Freelander 2 possui dois trocadores de calor feitos de alumínio (um para o óleo do motor e outro para o óleo do câmbio), onde essa água e estes óleos são separados apenas por uma fina parede de alumínio, trocando calor.


Um dos piores problemas que pode acontecer é o rompimento dessa camada, misturando água e óleo, o que contamina todo o motor e pode rapidamente levar ao superaquecimento, trazendo prejuízos enormes.


O uso de água comum acelera esse processo de corrosão. Se em uma emergência você tiver que usar, troque todo o líquido assim que possível.


Mais sobre os trocadores de calor AQUI (se seu carro tem perto de 8 anos e nunca trocou, recomendo!)




 

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