Quem acompanha os grupos sabe: Se você tem uma Freelander 2, Evoque ou outras similares perto dos 10 anos de uso, fique atento na temperatura do motor, pois o motor da ventoinha do radiador está em final de vida útil. Se tem o carro com essa idade, troque logo antes que ficar no meio da rua ou causar danos ainda maiores (e BEM mais caros).
Se isso acontecer e for uma emergência, uma técnica que costuma funcionar: Abra todos os vidros e coloque ventilador interno no máximo com o aquecimento no máximo. Isso ajudará a resfriar a água (líquido de arrefecimento) e o ponteiro deve voltar para o meio, permitindo andar sem forçar até um local seguro.
Com o carro na oficina, dá pra tirar o conjunto (frame com ventoinha e motor) sem ter que desmontar a frente inteira.
E você não precisa comprar a ventoinha inteira, basta comprar o kit de escovas na maioria dos casos (veja com seu mecânico), ou troque (base de troca, leia mais abaixo sobre ventoinhas chinesas)
Ventoinha já fora do carro, segurando pelo motor que será trocado
Kit de escovas novas (cerca de R$ 150,00 no Mercado livre. Procure por Porta escovas ventoinha Freelander 2.
Sobre o conjunto de ventoinha + Frame + Módulo
Outro problema pode ser o módulo de controle da(s) ventoinha(s). Ele pode apresentar os seguintes problemas:
Módulo em curto: Nesse caso, quando você desligar o carro vai perceber que a ventoinha fica ligada no máximo (fazendo um bom barulho) e só vai parar quando descarregar a bateria. É normal a ventoinha ficar ligada por até 5 minutos depois do carro desligado, mas ela deve desligar.
O desgaste das escovas do motor pode causar um curto e queimar o módulo. Se isso acontecer, quando você colocar outro novo sem consertar a ventoinha, ele irá queimar também. Por isso, se o seu módulo queimou, sempre verifique ou troque logo as escovas da ventoinha.
SOBRE O MÓDULO DA VENTOINHA:
Fuja dos chineses! Recomendamos comprar o original ou da marca Gates. Os baratos chineses (bem mais leves que o original) costumam queimar com menos de 3 meses.
Existem dois tipos de ventoinhas, a simples e a dupla. Segundo a documentação da Land Rover para a Freelander 2, a dupla seria para países mais quentes, porém existem várias (como a minha) que saíram com o modelo simples. Você pode trocar a simples pela dupla (que é a mesma do Volvo XC60) trocando o módulo junto.
Ventoinha simples
Ventoinha dupla
FUJA DAS VENTOINHAS CHINESAS!
Nos módulos originais de 2 ventoinhas, a maior tem 500W e a menor 250W, totalizando 750W, que é a potência que o módulo precisa controlar. Quando é ventoinha simples, ela tem 750W.
Os kits de ventoinhas chineses tem 300W e 150W nas duas, respectivamente, totalizando 450W com um módulo pra elas.
Aparentemente a maioria desses módulos chineses foram feitos para as ventoinhas chinesas de 450W. Quando você liga na ventoinha original de 750W, ele queima em pouco tempo.
E usar ventoinhas de menor potência é ruim pois em situações de mais calor elas não terão a capacidade de resfriamento esperado.
Por isso prefira sempre recondicionar a sua ventoinha ao comprar uma nova chinesa.
E sempre verifique o líquido de arrefecimento (JAMAIS use água da bica ou filtrada). Mais detalhes sobre isso AQUI
ENTRANDO NOS DETALHES
Se você tem um scanner OBDII desses que funcionam com celular, pode fazer umas medidas bem interessantes pra saber a "saúde" da sua ventoinha. Não sabe o que é isso? Clique AQUI e descubra!
Quando o carro começou a esquentar, a primeira coisa que fiz foi plugar o scanner, que já fica no porta luvas.
Fiz as seguintes medidas:
Entre 85 e 118 graus, o ponteiro no painel fica lá, parado no meio. Essa deve ser a faixa de operação ( Motor 3.2 gasolina)
Quando passou de 118 graus (e eu estava no portão de casa!) o ponteiro rapidamente subiu quase ao máximo. Com 119 graus ele estava encostando no vermelho.
Depois de trocado o motor da ventoinha peguei um engarrafamento de 1h, com 39 graus de temperatura externa ( Rio ). Ar ligado, ventoinha ligada e em nenhum momento a temperatura passou de 95 graus.
Portanto, esse é um teste que você pode fazer: Ligar o scanner e olhar a temperatura com o carro em uso normal. Se chegar pelos 100 graus ou mais e seu carro está perto dos 10 anos de uso, muita atenção!