É inevitável, você um dia terá que trocar uma bateria de carro. Como escolher a nova em um mar de marcas e especificações?
Primeiro de tudo: CUIDADO COM AS FALSIFICAÇÕES! Existem casos de baterias de baixa qualidade que tem suas etiquetas trocadas por outras de marcas famosas. Então, veja se a bateria vem lacrada no plástico e possui o certificado de garantia e nota fiscal.
Começando pelo fim, qual recomendo? Simples, uma de boa marca, com capacidade entre 70 e 90Ah.
Mais específico? Recomendo a HELIAR modelo HF75PD (Para qualquer versão de FL2)
é importante observar:
- Nenhuma Freelander 2 tem sistema start-stop (bateria carissima). O que ela tem é só um botão escrito start-stop. Não caia nessa enrolação.
- O pólo negativo fica na frente , à esquerda.
- Os bornes não podem ser mais altos que o corpo da bateria (bornes recuados)
Entrando nos detalhes técnicos:
Primeiro, vamos separar as baterias automotivas em duas grandes famílias:
COMUNS: Usadas nos carros que não possuem o sistema START-STOP (atenção, não confundir com o botão start/stop do painel). Estas baterias foram feitas para dar a partida no carro por curtos períodos e longos intervalos, pois não suportam longos ciclos de descarga e carga.
CICLO PROFUNDO: Usadas nos com sistema START/STOP, que ligam e desligam o motor várias vezes quando o veículo durante o trajeto, estas baterias suportam repetidos ciclos de descarga e carga rápida. Não confundir com o botão Start/Stop que existe nas Freelander 2!! Nossos casos usam baterias comuns e não possuem sistema start stop automático.
Explicando as características de uma bateria:
Ah - Ampère/hora
O primeiro cuidado é com a capacidade da bateria. Ampère/hora é a medida, conferida em laboratório, da capacidade de armazenamento elétrico que a bateria é capaz de proporcionar em descarga, nas partidas e na alimentação do sistema elétrico.
Este teste é regulamentado como teste do C20, e define que uma bateria plenamente carregada deve ser descarregada com uma corrente constante durante 20 horas até atingir uma tensão final de 10,5 V. Se durante este tempo a bateria descarregar somente o equivalente a sua capacidade total dividida por 20, é porque ela comprovadamente tem a capacidade de Ampère/hora que o fabricante informa ter.
Exemplo: uma bateria de 60Ah poderá durante 20 horas descarregar no máximo 3 ampères por hora.
Para a freelander 2 recomenda-se uma bateria que tenha de 75 a 80 Ah.
CCA - Corrente de arranque a frio
O CCA (Cold Cranking Ampère - Corrente de Arranque a Frio) é um importante dado. O CCA indica a corrente máxima que a bateria pode fornecer na partida, principal função do produto no veículo.
Quanto maior for o CCA, melhor será o desempenho da bateria.
O teste de CCA é regulamentado pela norma internacional SAE J537 e determina a corrente elétrica fornecida pela bateria durante 30 segundos, mantendo a tensão final maior ou igual a 7,2 Volts, à temperatura de -18 ºC (Celsius) ou 0 ºF (Fahrenheit).
A atenção deve ser grande com este valor porque baterias de mesma amperagem podem ter CCA diferentes. Esta diferença impacta na performance e vida útil da bateria. Exemplo a bateria 1 tem 60 Ah e 375 de CCA e a bateria 2 tem os mesmos 60 Ah, mas tem 475 de CCA. Com isso podemos afirmar que as baterias têm a mesma aplicação, mas a bateria B é superior e provavelmente terá uma performance e vida útil maior.
A especificação CCA recomendada para a Freeelander 2 é de, no mínimo, 500A
CA - Corrente de arranque
Outra característica da bateria é o CA (Cranking Ampère ou Corrente de Arranque). O CA ainda é um teste sem norma regulamentada, que mede a corrente da bateria à temperatura de 25 ºC. A Heliar mostra este valor na sua etiqueta para que o consumidor possa compará-la com outros produtos que só apresentam este valor e não apresentam a indicação do CCA.
O CA não pode ser comparado com o CCA, e a regra é: quanto maior, melhor.
RC - Reserva de capacidade
O RC, também exposto nos rótulos, é o teste para determinar o tempo (em minutos) que uma bateria plenamente carregada pode fornecer 25 Ampères até uma tensão final de 10,5Volts. Este teste simula o tempo que a bateria poderá alimentar os acessórios de um veículo se alternador deixar de funcionar por algum defeito.
Novamente, quanto maior, melhor.
Além disso, para a bateria da freelander 2 é importante observar:
- O pólo negativo fica na frente , à esquerda.
- Os bornes não podem ser mais altos que o corpo da bateria (bornes recuados)
Uma referência é a bateria HELIAR modelo HF75PD
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