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Limpeza de Sonda Lambda e catalisador


Antes de tudo, é melhor explicar o que é a sonda lambda e o catalisador, de forma bem resumida.

SONDA LAMBDA

A sonda lambda (ou sensor de oxigênio) é um componente que existe em todos os carros com injeção eletrônica, e a função dela é medir a quantidade de oxigênio que sobra depois da queima do combustível em cada cilindro.

Com isso, a injeção consegue ajustar a quantidade de gasolina e manter a mistura gasolina/ar sempre em proporções ideais, sem desperdiçar combustível ou perder potência entregando pouco combustível.

A Freelander 2 possui 4 sondas: duas antes dos catalisadores e duas após. Cada sonda atende 3 dos 6 cilindros.

Quando as sondas ficam sujas, elas começam a reduzir os níveis de leitura enviados para a injeção eletrônica, e isso gerar vários efeitos colaterais, desde o aumento do consumo, perda de potência e acender a luz da injeção.

CATALISADOR

Conhecido como catalisador ou conversor catalítico, ele é responsável por transformar hidrocarbonetos (popularmente, gasolina não queimada), monóxido de carbono (formado pela combustão da gasolina) e óxidos de nitrogênio (que surge quando o calor do motor une o nitrogênio ao oxigênio) essas três substâncias que são prejudiciais a saúde e ao próprio escapamento do carro, em substâncias inofensivas ao seu veículo. Sendo assim, o catalisador é essencial a saúde do automóvel e a sua.

Com o tempo, os micro furos dos filtros internos do catalisador começam a ficar entupidos de resíduos, e isso dificulta mais a passagem dos gases, reduzindo a performance e aumentando consumo também. E um catalisador novo é bem caro!

FAZENDO A LIMPEZA

Um dos limpadores mais usados é o da Wynn, que está a venda no Brasil por cerca de 75 reais a garrafa ( JUN/2019 - Link AQUI ).

Para a Freelander 2 você vai precisar de, no mínimo, 2 garrafas. Faça o seguinte:

1. Deixe o carro abaixo de meio tanque e acima de 1/4.

2. Derrame o conteúdo dos DOIS frascos no tanque. Cuidado, o produto é tóxico e a garrafa tem um pescoço tipo uma bomba de gasolina pra ser virada de uma vez dentro do tanque.

3. Ligue o carro e pegue uma via expressa ou estrada onde seja possível andar, pelo menos, 30Km em velocidade de 80Km/h ou mais. Subir uma serra é uma ótima opção, a intenção é fazer o motor trabalhar sob carga durante algum tempo.

4. Ande até entrar na reserva e abasteça normalmente.

O MEU CASO

Meu carro começou a acender a luz da injeção, e ao passar o scanner tive dois erros, primeiro um de leitura da sonda lambda 1 do Banco 2 baixa, e depois leitura inexistente.

Neste caso, poderia ser sujeira ou sonda ruim mesmo. Meu carro é 2010 e tem 75.000km. Antes de desmontar conversei com mecânicos especializados, que me confirmaram que a limpeza realmente funciona.

Ao fazer a limpeza, já percebi o carro mais "esperto" , reflexo do desentupimento do catalizador. A luz da injeção também não acendeu mais.

Além disso, resolveu outro problema que nem imaginava: meu ponteiro de combustível ficava indo a zero quando o tanque estava abaixo de 1/4, provavelmente sujeira na boia de combustível que foi removida com a limpeza.

 

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