Antes de começar a falar sobre os tipos, vamos entender algumas características básicas da gasolina:
OCTANAGEM
Antes medida em IAD no Brasil (índice anti detonante), a octanagem passa a usar o método RON : É a capacidade que a gasolina tem de suportar ser comprimida sem explodir. Não é a força da explosão pura e simplesmente!
A nova gasolina passa a ter 92 octanas RON (na verdade a Petrobras já está produzindo gasolina com 93 octanas, que será obrigatória apenas em 2022) para a gasolina comum.
Na prática, a nova gasolina vai evitar a chamada pré detonação (ou batida de pino), que é quando a mistura ar/combustível sofre uma pré-ignição (explode) dentro da câmara de combustão antes da centelha, descompasso que pode provocar danos ao pistão, cilindro e cabeçote. Um baita prejuízo! Se os motores modernos não tivessem um sensor de detonação, que atrasa o avanço da ignição, muitos deles já teriam “quebrado”.
Acontece que, ainda que esse sistema te salve de um grande prejuízo, o descompasso de funcionamento do motor compromete a performance e aumenta o consumo de combustível, e pode acender a luz da injeção do carro em alguns momentos.
ÍNDICE DE ETANOL
Nada muda com a nova gasolina:
Gasolinas Premium/ Podium: 25% de álcool anidro.
Gasolina aditivada: 27% de álcool anidro.
Gasolina comum: 27% de álcool anidro.
Toda gasolina para automóveis tem alcool anidro misturado. Ele é diferente do alcool hidratado vendido como combustível também, pois não contém água.
DENSIDADE
Na verdade, para ter padrão internacional, faltava uma regulamentação específica para sua densidade. A da gasolina gira no entorno de 700kg/m³. A do etanol em cerca de 750kg/m³ (a da água é de 1000kg/m³, ou 1 kg por litro).
A eficiência de um motor depende da densidade do combustível: quanto maior, mais potência e menos consumo. Entretanto, à falta de uma regulamentação, nossa gasolina podia variar de densidade, embora quase toda fornecida pela Petrobrás.
Com a nova lei toda a gasolina deve ter a densidade mínima de 715 kg/m³.
Assim, saber a densidade da gasolina é fácil: Basta pesar 1 litro, que deve ter cerca de 715 gramas.
TIPOS DE GASOLINA NO BRASIL
GASOLINA COMUM
A gasolina comum possui 92 RON de octanagem agora. e 50 ppm de enxofre. Não possui detergentes e dispersantes para manter a limpeza do motor.
Esse tipo de combustível possui adição de 27% de etanol anidro, algo que o governo quer aumentar para 30% até 2023 e até 40% em 2030.
GASOLINA COMUM FORMULADA
A gasolina formulada, que é vendida como comum, requer atenção.
Este combustível mais barato tem sua comercialização autorizada pela ANP, mas se trata de uma gasolina feita com sobras químicas na distribuidora, e não na refinaria como a gasolina normal, com a adição de produtos químicos para enriquecer sua composição.
Um dos grandes problemas desta gasolina era a sua densidade, rendendo menos energicamente que a gasolina comum, por utilizar componentes mais leves na mistura, e também é submetida a um controle de qualidade muito mais frágil, o que pode resultar em combustível fora das especificações mínimas aceitáveis.
Infelizmente não há lei que obrigue os postos a sinalizar que a gasolina comum vendida é a formulada, mas com a nova especificação da gasolina exigindo uma densidade mínima, o problema deve melhorar.
GASOLINA ADITIVADA
Tem a mesma octanagem ( 92 RON ) da comum.
O uso desse combustível ajuda a prevenir o acúmulo de sujeira e detritos nas partes do motor em contato com o combustível ou combustão, além de ajudar a ampliar a vida útil dele.
O diferencial, conforme observado mais acima, é o uso de aditivos detergentes e dispersantes químicos que ajudam a limpar bicos injetores e outros componentes que estão em contato com o combustível, ajudando ainda na redução de atrito. Ela também tem 50 ppm de enxofre.
Na gasolina aditivada, que pode receber outros nomes, dependendo da rede de distribuição de combustíveis, a octanagem é a mesma da comum.
GASOLINA PREMIUM E PODIUM (alta octanagem)
E ao contrário do que diz o mito popular, qualquer veiculo à gasolina pode usar a gasolina Podium da BR ou a Premium da Shell, ou outra de alta octanagem sem quaisquer problemas ao carro. Ela não é mais “forte”, portanto não estraga o motor, e também não é “mais pura”, correndo tubulações.
Quando usada em motores de alta taxa de compressão, a gasolina podium permite melhor performance do motor com tempos de retomada menores, e também mantém suas propriedades originais por mais tempo quando está a bordo do reservatório interno de combustível do veículo.
A Gasolina Premium tem 97 RON e 50 ppm de enxofre.
Já a gasolina Podium (vendida pela Ipiranga), também com aditivos detergentes e dispersantes, é o de maior octanagem no mercado brasileiro e no mundo, pois supera as gasolinas “super premium” europeias, tendo 102 RON, mas difere da premium também por ter somente 30 ppm de enxofre, sendo ainda a mais limpa de todas.
Com ultra baixo teor de enxofre, a gasolina podium surgiu em 2002 já atendendo a legislação que seria imposta aos carros nacionais a partir de 2014. Ou seja, ela já era limpa para os padrões atuais há 16 anos. Por ter sido avançada em relação ao seu tempo, a podium desde sempre é indicada para uso em motores turbo de alta performance, tais como carros esportivos importados, que possuem um regime de trabalho elevado. Uma das atribuições é reduzir o consumo de combustível com a eliminação de depósitos de carbono e ampliação da vida útil do lubrificante.
RESUMO DAS INFORMAÇÕES
QUAL USAR NA FREELANDER 2?
A melhor resposta é: depende.
Se a sua Freelander 2 possui o motor i6 3.2 , aspirado e com taxa de compressão de 10.5:1 , usar gasolina de alta octanagem irá fazer quase nenhuma diferença.
Como explicado lá no início, essa gasolina não "explode mais forte'. Ela só suporta ser mais comprimida para então explodir mais forte com a faísca da vela. Acontece que o motor i6 da Freelander 2 não tem compressão suficiente para isso, sendo geralmente notado em motores com taxas acima de 11:1.
Então, mal não faz ( a não ser ao bolso ) colocar a gasolina de alta octanagem. Mas se quiser usar a aditivada, seria a melhor recomendação. E não há mal nenhum em usar a comum de vez em quando também. No final, até mesmo se você usar uma comum de boa qualidade o resultado será bom, só a longo prazo a falta de limpeza poderá ser sentida.
Agora, se o seu motor é o 2.2 Turbo, a taxa de compressão dele é 15,8:1 , pode sim tirar boas vantagens das gasolinas podium/premium. Mas se o bolso doer, uma boa aditivada também atende.
Dica extra: Vai viajar de carro? É comum ficar exposto aos postos de estrada, com qualidade bastante duvidosa da gasolina. Leve um frasco de aditivo "octane booster" ou qualquer outro que seja para aumento de octanagem (os de limpeza "normais" não servem). Se seu carro falhar ou acender a luz da injeção após um abastecimento, vire o aditivo no tanque. Na maioria das vezes, o problema acaba.
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