Manutenção nos freios é uma coisa que todo proprietário de carros terá que fazer. E especialmente na FL2. onde alguns pontos de atenção devem ser observados.
PASTILHAS E DISCOS DE FREIO:
A FL2 usa freios a disco nas 4 rodas. Isso quer dizer que existem 8 pastilhas de freio, sendo duas por roda.
As pastilhas dianteiras gastam mais rápido que as traseiras sempre.
Para saber se as pastilhas estão gastas, é só olhar. Tirando a roda fica mais fácil, porém mesmo com a roda no lugar é possível ver.
Acima: Pastilha gasta e pastilha nova
Pastilhas novas montadas no sistema, roda traseira.
Outro indicador que as pastilhas acabaram é um forte barulho de ferro com ferro ao frear. Nesse caso é preciso parar o carro imediatamente, ou os discos serão danificados e o prejuízo será maior.
O ideal é verificar as pastilhas e discos a cada troca de óleo.
Pastilhas que recomendo:
Textar, Remsa, Frasle ou outras cerâmicas de boa qualidade.
Não recomendo FERODO CERÂMICA , pois tem baixa eficiência e a frenagem fica prejudicada.
Os discos de freio geralmente duram 100.000Km ou mais. Eles podem empenar em situações específicas, como após um uso grande dos freios entrar em uma poça grande de água, dando um choque térmico. O principal sintoma quando isso acontece é, ao pisar no freio, sentir o volante tremer.
Os discos e pastilhas dos modelos gasolina e diesel são diferentes, pois os da gasolina são maiores (provavelmente devido ao motor bem mais potente). Fique atento ao comprar.
MANGOTES ou FLEXÍVEIS
Para que o fluido de freio chegue nas rodas, ele passa por uma série de tubos de alta pressão, em sua grande parte metálicos. Ao chegar perto das rodas, existe uma emenda e os tubos passam a ser de borracha, para acompanhar o movimento do voltante e suspensão do carro.
Com 8 anos de uso ou mais, estes tubos móveis (Chamados de Mangotes ou Flexíveis) ficam ressecados, e tendem a rachar. Quando isso acontece, o fluido de freio vaza e perde pressão em todo o sistema, deixando o carro sem freio.
Por isso, se sua FL2 tem 8 anos ou perto disso, é altamente recomendável substituir os mangotes preventivamente.
Acima: Tubo mangote novo instalado
CÓDIGOS E ONDE COMPRAR:
Eu comprei os meus na getsetparts.com , são importados da inglaterra, da marca Delphi.
Os dianteiros são os mesmos para todas as Freelander 2:
Flexivel de Freio Dianteiro - Land Rover Freelander 2 2007-2012 Freio de mão mecânico - LR040770 - Marca DelphiLR040770G2
Os traseiros mudam dependendo do freio de mão mecânico ou eletrônico:
Flexivel do Freio Traseiro - Land Rover Freelander 2 2007-2012 - LR008149 - Marca DelphiLR0081492
Flexivel de Freio Traseiro - Land Rover Freelander 2 2013-2015 Freio de mão eletrônico - LR044896 - Marca Bearmach
OBS: Algumas pessoas relataram que os flexíveis do FIAT PALIO podem ser usados. Não recomendo, mas em uma emergência, onde não se tem acesso aos originais, pode ser usado com cuidado. Não se sabe se a pressão de trabalho dos freios da Freelander 2 é maior que a do Palio, mas pelo peso e tamanho dos carros, deve ser.
IMPORTANTE: Ao trocar os flexíveis será necessário (e muito recomendado) fazer a substituição do fluido de freio, também conhecido como sangria. Não deixe o reservatório esvaziar NUNCA, ao descer o fluido pelos flexíveis, reponha o fluido no reservatório.
FLUIDO DE FREIO:
Compre um fluido de freio com a especificação DOT 4 (marcas ATE, VARGA, BOSCH ou DELPHI são recomendadas)
Caso você faça a troca COMPLETA do fluido, pode usar DOT 5.1 (não misture ele com DOT4). ATENÇÃO: O fluido DOT5 não é compatível com o carro.
Para o processo completo de sangria e troca compre 3 garrafas de 0,5L.