Taí uma coisa que sempre tive curiosidade. Esses "sprint boosters" que são mundialmente vendidos, realmente valem a pena?
Como sou bem cético com qualquer solução "milagrosa" , li muito, assisti vários reviews, diferentes opiniões e mesmo assim continuava sem conseguir ter uma opinião sólida sobre o acessório. Então decidi comprar e testar.
Bom, se você não sabe o que é , trata-se de um aparelhinho que é conectado entre o acelerador e a central de injeção, alterando os sinais que o acelerador manda, e prometendo com isso uma resposta melhor do carro.
kit da solução
COMO FUNCIONA
Antigamente nos carros a carburador e nos primeiros com injeção EFI (1 bico injetor apenas fazendo o papel do carburador), o acelerador era mecânico, ou seja, ele puxava um cabo de aço que ia até o motor e abria a borboleta para a entrada de ar, e consequentemente o carburador ou a injeção EFI mandava mais gasolina.
Seu pé tinha o total controle. A resposta era sempre imediata. (para o diesel é um pouco diferente, pois não existe a borboleta, mas o conceito é o mesmo),
Com a evolução da injeção, o acelerador passou a ser um dispositivo eletrônico, um mero "sensor de posição" , que manda para a central a informação de quanto você está pisando, e o software calcula e decide o quanto ele deve abrir a borboleta para o ar e quanto deve injetar de combustível.
Porém, para ajudar nos números de consumo, conforto e poluição, a resposta não é mais tão direta quanto antes. Agora a central aplica curvas de aceleração, buscando sempre o ponto de maior economia, e até mesmo ajusta a resposta do motor de acordo com o seu estilo de "pisada'.
O resultado disso é um sensível delay na resposta e acelerações mais lentas.
A proposta destes sprint boosters é justamente reverter um pouco essa sensação, aplicando curvas de resposta do acelerador inversas as normalmente usadas, deixando o carro mais "esperto".
Importante: Não há NENHUM ganho de potência. Apenas a curva de resposta do acelerador está sendo alterada.
INSTALAÇÃO
A instalação é relativamente simples, mas a posição é incômoda, pois é preciso desconectar o acelerador. Nada que um pouco de contorcionismo (e um dorflex depois) não resolva. Atenção para a trava vermelha que fixa o conector no acelerador. Se estiver inseguro, qualquer mecânico faz isso e não deve cobrar caro.
As instruções do manual são simples e claras. Só tome cuidado de prender a caixinha junto ao chicote do acelerador para ela não ficar solta e batendo. Se desconectar seu acelerador vai parar de funcionar.
detalhe do chicote e caixinha presas
Existe um mini painel de controle que coloquei perto da chave, porém talvez mude de lugar. Achei o conector dele frágil, tenha cuidado.
TESTES
O sistema de oferece 9 níveis de ajuste. Resolvi testar o 6. E para a minha surpresa, realmente funciona bem. De imediato a resposta ficou bem mais rápida, com o carro mais esperto nas arrancadas. Mas que fique claro: Se você pisar mais fundo na arrancada, o resultado é praticamente o mesmo. Porém com ele fazendo isso é mais confortável, claro.
Um dos meus receios era ficar perigoso e/ou desconfortável em engarrafamentos, com o carro sempre reagindo muito rápido. Isso não acontece no nível 6 (do 7 pra cima começa a acontecer e não recomendo). Ao pisar de leve no anda e pára de um engarrafamento a resposta é suave como sempre, usando até o nível 6,
Ainda tem 2 modos bem interessantes: manobrista, que deixa o acelerador super lento e limitado, e estacionamento, que desliga o acelerador por segurança (ambos com senha - nada prática de usar já que só existe um botão).
VEREDICTO
Viveria sem ele? Tranquilamente. O delay dela nunca me incomodou. Mas definitivamente ficou mais divertida arrancando mais rápido.
É divertido, melhora a resposta e reduz o delay: Sim. A resposta é bem mais rápida, com o torque maior já com um pequeno toque no acelerador.
Estraga alguma coisa no carro? Não. No final das contas é como se seu pé fosse super rápido nas variações de pisada.
Funciona no GNV: Sim, os resultados são os mesmos com GNV e gasolina.
Aumenta o consumo: Sim, percebi cerca de 15% a mais de consumo, tanto no GNV quanto na gasolina.
Custo: R$ 339,00 no mercado livre, marca Shutt.