Antes de falar da troca, vale uma explicação que sempre causa confusão: Existem 2 tipos de correias nos motores:
Correia de acessórios: Liga o motor na bomba de água, bomba da direção hidráulica, ar condicionado e alternador.
Correia dentada: Liga o motor no comando de válvulas.
A Freelander 3.2 i6 gasolina não possui correia dentada, e sim uma corrente, que não precisa ser trocada. Sendo assim, nesta versão a única correia a ser trocada é a de acessórios, também conhecida como Polly-V ou correia estriada.
A Freelander Diesel possui as duas correias, e ambas devem ser trocadas preventivamente próximos aos 100.000Km.
No meu caso, a troca da correia de acessórios foi feita preventivamente aos 84.000km, e ela estava com muitas micro rachaduras:
A troca não é simples, é preciso desacoplar a bomba da direção hidráulica da bomba d'água para q tenha a possibilidade do acesso a retirada e instalação da correia, e precisa ser feito por um mecânico experiente ou que conheça o carro.
No Rio de Janeiro recomendo o Thiago da oficina Veículo Motor (onde fiz a minha), contato AQUI
O código da correia para o motor i6 gasolina é 6PK1200 não elástica.
E para o motor diesel é 6PK1746
Mais códigos podem ser encontrados AQUI