Assim como em muitos carros, o motor da Freelander 2 usa uma peça conhecida como "trocador de calor" para manter a temperatura do óleo do motor e óleo do câmbio automático sob controle.
O conceito é simples: Uma "caixa metálica" por onde a o líquido de arrefecimento (popular "água do motor") passa, e por dentro dela tubos por onde o óleo passa. Assim, o calor excedente do óleo é transferido para a água, que é resfriada pelo radiador, sem permitir o contato da água com o óleo.
Como disse, a FL2 tem duas peças dessas. E um problema bem ruim que pode acontecer quando o carro está próximo aos 10 anos - principalmente se os proprietários não tiveram cuidado de sempre usar água desmineralizada e aditivos corretos - é um desses trocadores furarem por dentro, misturando óleo do motor, ou do câmbio automático, com a água do carro.
Assim, é muito recomendável que seja feita a troca destas duas peças quando o carro estiver com mais de 8 anos.
Nem preciso reforçar que o potencial estrago disso é enorme. Se o seu carro já misturou o óleo com a água, use o produto abaixo para limpeza, após a troca das peças:
Ele remove o óleo do interior das mangueiras, pois se ficar lá vai corroendo a borracha e elas começam a estourar. Tem no Mercado Livre.
É possível comprar ambos os trocadores no Mercado Livre, os códigos (para o motor 3.2 gasolina) são:
Trocador de calor do óleo do câmbio: LR002916
Trocador de calor do óleo do motor: Existem dois modelos
Até 2009: LR001426
2010 em diante (motor 3.2 6 cilindros): LR041422
Se seu carro é o 2.0 turbo 4 cilindros, os códigos são diferentes. Pesquise.
Como indicado acima, existem dois tipos diferentes de trocador de calor do óleo do motor. Um com duas conexões por cima e outro com apenas uma.
Aparentemente a fábrica fez uma alteração de projeto nos modelos 2010 e passou a usar o modelo com apenas UMA SAÍDA por cima. Mas é recomendável verificar qual existe na sua.
Trocador com apenas 1 tubo em cima modelo LR041422
Trocador com com o tubo e outra saída em cima modelo LR001426
(procure comprar com as borrachas de vedação novas junto)
Quando for comprar SEMPRE PERGUNTE, pois em vários casos a foto é de um tipo e o que vendem é o outro (para o certo e errado).
A troca não é simples, é preciso desmontar bastante coisa e repor os fluidos que vazarem, precisa ser feito por um mecânico experiente ou que conheça o carro.
ATENÇÃO
Alguns trocadores do óleo do motor possuem 2 furos por baixo que são um pouco rasos demais, servem de guia para encaixe. Nesses casos, ao apertar o trocador no lugar ele não encosta adequadamente, e vaza óleo.
Furos que podem precisar ser aprofundados
Trocador no lugar, vazando óleo devido ao acoplamento limitado pelos furos com profundidade errada.
A solução é gastar com um esmeril os 2 pinos que saem da peça onde o trocador encaixa, reduzindo a profundidade para que encaixe perfeitamente, sem desníveis.
No Rio de Janeiro recomendo o Thiago da oficina Veículo Motor (onde fiz a minha), contato AQUI