Você percebe um apito, tipo uma chaleira, com o carro parado. Qual o seu primeiro pensamento? Geralmente em situações assim, muitos dirão que é algum problema relacionado correias, ou algo relacionado à parte elétrica ou de alimentação. Mas este e outros sintomas podem ser o sinal certo de que há algo errado com o pulmão do carro.
Porém, você sabe o que é o pulmão do carro?
Desde os anos 2000, a maior parte dos motores trabalha por meio de unidades de respiro, conhecida também como pulmão. Dentro desta unidade há uma membrana chamada de diafragma, que ajuda no controle de emissões de poluentes, pegando os gases do óleo no comando de válvulas direcionando o motor queimá-los.
Quando a membrana fura, o ar entra (fazendo o apito) e cria dois sintomas tÃpicos: Marcha lenta instável e/ou um apito forte, tipo uma chaleira.
Se você tentar abrir a tampa do óleo ou puxar a vareta com o motor ligado, também notará uma forte pressão negativa (puxando o ar), e o apito deve parar, como no video abaixo:
A TROCA
A troca da membrana não é um trabalho complexo, mas requer bastante cuidado, pois a tampa pode rachar.
Além disso veja qual o diâmetro a sua Freelander 2 usa. Para o motor i6 3.2 gasolina, por exemplo, existem versões de 63 e 65mm.
Membrana diafragma (nova) da Freelander 2
Membrana furada
Deve-se remover a toda a capa plástica onde fica a membrana, e a seguir tirar a tampa dela com muito cuidado, pois pode rachar se estiver ressecado.
Deve-se remover esse conjunto
No Rio de Janeiro, a troca foi feita na oficina VeÃculo Motor, especializada em Land Rover, no Anil. Contato AQUI
Abaixo um vÃdeo mostrando a troca:
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