Com muitas FL2 Gasolina (motor 3.2 i6) atingindo 10 anos de vida, começamos a ver uma incidência de problemas na bomba de gasolina, chegando ao final da sua vida útil.
Se você teve problemas com a bomba, fique atento: Existem vários detalhes importantes a se considerar antes de comprar uma nova.
O conjunto da bomba é composto por várias partes:
Os problemas no conjunto da bomba podem ser de 3 tipos:
Falha na bomba, ou seja, o motor da bomba parou de funcionar ou funciona de forma inadequada.
Conectores da bomba (externo geralmente) carbonizado/derretido: Bastante comum, por algum motivo (umidade ou excesso de corrente) o conector derrete e a bomba começa a dar problema (desligar) de forma intermitente.
Bóias com problema, causando erros no marcador de combustível.
SOBRE AS BÓIAS:
O tanque da Freelander 2 possui dos "gomos" , com 2 bóias separadas:
Veja mais como limpar as bóias AQUI, mas se não resolver, compre sempre o par.
Se o seu problema é apenas na(s) bóia(s) e o carro tem 10 anos ou mais, recomendo muito trocar a bomba logo, pois está em fim de vida útil e a mão de obra pra mexer nelas costuma ser cara, dado o trabalho de tirar o tanque.
Normalmente você irá se deparar com 3 opções para troca da bomba, por ordem de prioridade:
BOMBA ORIGINAL
A bomba original é da marca VDO ou Continental. Ela vem completa, com todas as partes acima, e normalmente custa entre 2 e 3 mil Reais. Sem dúvida é a melhor opção, e pode ser encontrada em sites como Mercado Livre ou Getsetparts, aqui no Brasil.
Bomba original VDO
KIT REFIL
Os kits de "refil" mais completos vem com os 3 itens que dão mais problemas para troca na sua bomba original: O motor da bomba, o filtro tela e a flange com filtro e conectores.
É uma opção bastante viável. Pode ser que o motor não tenha os 10 anos de vida útil do original, mas custando cerca de mil reais no mercado livre pode valer a pena.
Nunca troque somente o motor, é importante trocar os filtros também.
Se o seu problema é na bóia (ponteiro de combustível errado), esse kit não resolve, mas antes de trocar tudo, tente isso AQUI
BOMBA CHINESA/PARALELA
É visualmente igual a bomba VDO, porém pode sofrer de alguns problemas bastante comuns, que já vem com ela:
Regulador de pressão fora de especificação/ruim: causa o problema do carro não ligar mais quando está quente (post sobre isso AQUI)
Ligação do motor da bomba errada: A Freelander 2 usa um módulo de controle para ajustar a pressão da bomba, controlando a rotação do motor dela. Para que isso funcione os dois fios da bomba precisam estar ligados nos pinos 3 e 4 do conector.
Porém outros modelos (como a Evoque) não usam esse módulo de controle, e nesses casos um dos fios da bomba é ligado diretamente ao terra.
Algumas bombas paralelas para Freelander 2 estão sendo vendidas com a ligação padrão da Evoque (um dos fios do motor da bomba direto no terra, pino 5 do conector), fazendo com que a bomba trabalhe de forma contínua a 100% de pressão, fazendo o carro falhar e até desligar sozinho.
Como verificar e resolver esse problema antes de instalar:
A bomba com a ligação errada, acima indicada pela seta, tem 1 fio preto a mais junto com o fio amarelo.
Este fio preto vai para o pino 5 do conector.
A correção é remover (cortar) este fio, pois ele força uma ligação direta do terra ao motor da bomba, impedindo o módulo de controle de pressão de atuar.
A TROCA
Trocar a bomba é um processo complexo, pois na Freelander 2 ela não sai pelo acesso abaixo do banco traseiro (apenas o conector externo pode ser acessado por ali).
Sendo assim, é preciso soltar o eixo cardã e parte da transmissão traseira, remover todo o tanque de combustível, e então terá acesso para remover a bomba.
Parabéns pelas explicações! Excelente!!!
Gostaria de saber atualmente qual o valor justo para a mão de obra de troca da bomba de combustível e se indicam alguma marca além da original?