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Carro bebendo muito! O que fazer?

Se tem um tema polêmico e que sempre aparece, é esse. Há quem diga "quer economia, escolhe outro carro" kkkkkk


Mas vamos tratar de números aqui. Tomando como base uma Freelander 2 Gasolina com o motor 3.2 , 6 cilindros, aspirado, o que seria beber muito?


Depende muito do "pé" e também da topologia da cidade. Brasília, totalmente plana, certamente terá um consumo melhor na cidade que Belo Horizonte, com suas subidas e descidas infinitas.


Mas na média, seria assim:

Cidade: 5 a 7Km/L. (ou 20 a 14L/100Km)

Estrada (mantendo até 110Km/h, sem serra, e usando piloto automático): 8 a 10Km/L (ou 14 a 10L/100Km)


Mas o que pode fazer o consumo aumentar? O que você pode fazer para melhorar?



PRIMEIRO

Use um scanner (sobre ele AQUI - pode ser o doméstico, baratinho, que funciona com o celular) .


Nossa loja vende scanners testados e com funcionamento garantido em Land Rovers!




Veja se existem erros relacionados aos itens abaixo. Os motivos mais comuns são:



FILTRO DE AR

É importante que seja trocado a cada 24.000km (uso cidade) ou 12.000km, (uso fora de estrada), sempre por um de boa qualidade. Um filtro de ar muito sujo restringe a passagem de ar, causando um aumento de consumo, pois você precisa forçar mais o carro para ele andar.

VELAS

Trocar a cada 80.000 no máximo. Velas falhando ou de baixa eficiência impactam diretamente no consumo. Cuidado as falsas (AQUI) e especificações AQUI


ÓLEO E FILTRO

Trocar a cada 12.000Km ou 6 meses. Óleo com especificações erradas e filtro sujo demais fazem a bomba de óleo trabalhar mais pesada, que além de causar danos pode impactar o consumo. Veja os filtros AQUI e o óleo recomendado AQUI


SENSOR MAF. (Mass Air Flow)

Este sensor fica junto ao filtro de ar, logo no tubo de saída. Se ele estiver sujo ou com problemas, impacta o consumo pois o cálculo da mistura ar/combustível é afetado. Ele pode ser removido e limpo com limpa contatos (não use nada oleoso). Falo sobre ele AQUI


SENSORES DE OXIGÊNIO (sondas Lambda) e CATALISADORES

A sonda lambda é um sensor que fica na saída de gases do motor, responsável por medir se está sobrando ou faltando combustível na queima (presença/ausência de oxigênio). Quando ela fica suja, a resposta fica lenta e fora do padrão.

Já os catalisadores entupidos restringem a saída de gases, impactando o consumo.


Para ambos os casos, se não forem graves (muita sujeira) pode ser usado um aditivo de limpeza de sondas e catalisadores, com o Wynns, veja AQUI como fazer.


Se estiverem muito sujas ou catalisadores danificados, pode ser necessária uma limpeza removendo a peça, ou a troca.


FORMA DE DIREÇÃO

O maior vilão do alto consumo, especialmente na cidade, é a arrancada forte. Puxar um pouco menos nas arrancadas e usar o piloto automático sempre que possível tem um impacto positivo no consumo.


E FINALMENTE....GASOLINA RUIM

Infelizmente ainda temos muitos casos de gasolina adulterada, e especialmente a gasolina "formulada" (perfeitamente legal) tem esse efeito de aumentar o consumo. Veja mais sobre isso AQUI



Caso você faça a troca e limpeza de muitos ítens, como os mostrados acima, é interessante zerar os parâmetros de injeção para que o carro reaprenda com os novos componentes já.

Isso pode ser feito via scanner (apenas o profissional), ou realizando o processo de reset via bateria indicado AQUI.





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