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Carro não pega depois de quente

Esse problema assombrou os grupos durante um bom tempo, e temos finalmente as 4 principais causas.


Sintoma: O carro, depois de quente, não liga mais. O motor de arranque gira, mas ele não pega. Esperando cerca de 30 minutos (em alguns casos menos), ele liga. Depois que liga, na maioria das vezes fica normal.


Existem 4 possíveis causas:


- Desborbulhador / linearizador de fluxo ruim

- TBI (borboleta) com engrenagens ruins

- Sensor MAP sujo/ruim

- Sensor de pressão ruim



COMO IDENTIFICAR


Desborbulhador / linearizador de pressão ruim:


Primeiro, você vai precisar de um scanner, e pode ser até mesmo o doméstico, baratinho. Não sabe o que é? Clique AQUI.


Com o scanner, veja a tela de medir a pressão da linha de combustível. Ela deve ficar em torno de 55psi (ou 380Kpa) com o carro em funcionamento:


(se seu scanner mostra a pressão em KPa recomendo trocar nas configurações do app para usar PSI)




Desligue o carro, religue só a ignição (segurando o START sem pisar no freio) e reconecte o scanner. É normal a pressão subir um pouco (70psi), mas veja se chega a mais de 100psi:


Se seu carro estiver assim, muito provavelmente a causa é o regulador de pressão (alguns chamam de desborbulhador/linearizador) da bomba de combustível. Se você trocou essa bomba há pouco tempo, pode apostar, é a bomba nova que veio com essa peça ruim.


Isso é o desborbulhador/linearizador da bomba:

Sugestão: Ao trocar a bomba, mantenha essa peça original.


Abaixo um vídeo mostrando detalhes da peça



Outro modo de identificar o problema: Quando o carro não ligar, pegue um pano molhado com água gelada e resfrie a flauta de alimentação no motor (veja foto abaixo) por cerca de 1 minuto. Tente ligar, se pegar de primeira as chances de ser essa peça são grandes.


A possível explicação do problema é que quando o motor é desligado o combustível começa a expandir dentro flauta devido ao calor, e com o linearizador ruim essa pressão extra não é aliviada para o tanque. Com a pressão alta demais o carro não liga, tentando evitar danos maiores ainda como um calço hidráulico.



OPÇÃO ALTERNATIVA (usar somente em casos extremos):


A Ford Ranger V6 4.0 usa um regulador de pressão com as mesmas especificações.



Kit da ranger: Veja o tubo saindo da bomba, entrando no regulador de pressão. Dele temos 2 tubos, um para a saída e outro de retorno ao tanque, exatamente como na Freelander 2


Você pode encontrar o regulador de pressão da ranger no Mercado Livre ou auto peças. O código dele é LP47375/255.


Busca no mercado livre AQUI





Sensor de pressão ruim:


Se a leitura de pressão não ficou estável nos 55psi com o carro ligado, ficando alta ou baixa demais o tempo todo, a chance do sensor de pressão estar ruim são grandes.


Este sensor fica no motor, bem em cima, no lado direito da "flauta" (tubo onde os injetores estão ligados):


Flauta com sensor de pressão na ponta direita



Sensor MAP ruim:


Se a pressão estava normal com o carro ligado, e não subiu de forma anormal com ele desligado, um forte candidato é o sensor MAP.


Ele é responsável por medir o vácuo na entrada do motor, informando esse parâmetro para o ajuste do volume de combustível injetado, junto com outros sensores.


O mais comum é o MAP estar sujo. Nesse caso, ao retirar limpe-o com spray limpa contatos. Jamais use óleo (WD40 ou similares).


Sensor MAP no coletor de admissão



TBI ruim:


Por último e menos comum. O TBI nada mais é que a borboleta, que controla a entrada de ar no motor. Essa borboleta é comandada por um motorzinho elétrico e engrenagens... de plástico. Em carros muito antigos, em alguns casos as engrenagens perdem alguns dentes, e com isso a borboleta não abre mais, bem pouquinho, no momento da partida.


Isso pode ser identificado removendo o TBI e desmontando pra ver, infelizmente. Mas se for o caso, existe uma saída alternativa ( gambiarra ): Fazer um pequeno furo de 3mm na borboleta. Isso não altera o funcionamento normal e cria um caminho para a passagem de ar no momento do arranque, se ela não abrir.


Claro que o ideal é comprar outro TBI.


Conjunto TBI




 



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