Desde 2011 os veículos diesel vendidos no Brasil devem possuir dispositivos de controle de poluentes atendendo a padrões mais rígidos.
Isso resultou em várias alterações em motores diesel, mas podemos destacar 2 novos dispositivos: VÁLVULA EGR
EGR significa Exhaust Gas Recirculation , ou recirculação de gases de escapamento.
Esta válvula literalmente conecta a saída do motor (escapamento) na entrada (admissão de ar), fazendo com que parte dos gases seja queimada novamente no motor. Importante entender que ela não fica aberta fazendo isso o tempo todo, mas é controlada pela injeção de acordo com a potência necessária no motor.
Mas o que isso ajuda na poluição?
A queima do diesel em altas temperaturas gera um poluente chamado hidrocarboneto. Quando parte dos gases do escapamento são injetados na entrada do motor, a temperatura da explosão baixa muito, reduzindo drasticamente a criação dos hidrocarbonetos poluentes.
Como a EGR tem um trocador de calor (resfriador de gases), muitas vezes se pensa que, ao desligar a EGR, o motor irá trabalhar mais frio pois não terá mais a necessidade de resfriar os gases dela. Na verdade essa redução é muito pequena comparada com o calor extra que a explosão do diesel, agora usando ar puro, irá gerar. Logo o motor irá trabalhar um pouco mais quente.
Removendo a EGR:
O lado bom:
Com o motor recebendo mais ar (oxigênio), a potência aumenta, especialmente em baixas rotações.
O consumo melhora, pois a combustão é mais eficiente.
Você não terá mais problemas com a EGR suja :)
O lado ruim:
O motor leva muito mais tempo até atingir a temperatura ideal e, portanto, aumenta o consumo a frio.
É provável que o carro não passe no inspeção veicular devido ao excesso de poluição.
Muitos motores modernos já são projetados levando em conta o menor calor gerado com a recirculação dos gases. Então, ao remover a EGR, todo o conjunto passa a ser submetido a temperaturas mais altas (para qual não foi projetado), podendo causar problemas precoces nas válvulas e outras partes do motor a médio ou longo prazo.
O Filtro DPF (mais sobre ele abaixo) será sobrecarregado, podendo ter problemas precocemente.
Dependendo de como for removido e se for feito remap (leia abaixo) o carro pode deixar de registrar todos os erros, dificultando diagnósticos futuros.
Combinar a remoção da EGR com um remapeamento de injeção pode trazer resultados excelentes de potência e torque no motor e até menor consumo, mas também aumenta muito o risco de problemas, principalmente se o carro for usado em regimes de muita força por muito tempo. É uma decisão que deve ser tomada levando em conta estes fatores.
ATENÇÃO! O "remap" feito de forma errada pode desabilitar todos os códigos de erro do carro, ou seja, em caso de outros problemas futuros o scanner nunca mais indicará erro nenhum, dificultando muito o diagnóstico. Tenha certeza que os códigos de erro continuarão funcionando ao fazer o remap.
FILTRO DPF
DPF significa diesel particle filter, ou filtro de partículas diesel, e muitas vezes é confundido com um catalisador. Não é.
O DPF é um filtro mesmo, que possui uma capacidade de regeneração, o que significa que não precisará ser trocado se for usado corretamente.
Existem três tipos de regenerações:
Passiva: ocorre em condições normais de uso do veículo, em percursos mais longos e em velocidade superior a 60 Km/h, quando o filtro DPF atinge uma temperatura suficiente para queimar e desprender as partículas.
Ativa: ocorre com a interferência da unidade de comando, quando o filtro atinge um determinado nível de saturação, medido pela diferença de pressão entre a entrada e a saída do filtro. Esse tipo de regeneração será mais frequente em veículos com uso urbano e deslocamentos curtos. Em alguns modelos será possivel ver uma fumaça branca bastante espessa saindo do escapamento nesse momento.
Nessa opção, a pós injeção é realizada para a regeneração do filtro de partículas. Com isso, temos o aumento na temperatura dos gases de escape, permitindo que ocorra a combustão das partículas de fuligem presentes no interior do filtro DPF.
Forçada: em função do tipo de utilização do veículo, a regeneração ativa pode não ser suficiente e a saturação do filtro pode aumentar. Um alerta será emitido no painel do veículo. Nessa condição, será necessário ouso de uma ferramenta de diagnóstico e uma limpeza com produtos químicos especiais, exigindo mão de obra.
A remoção do DPF exige uma reprogramação na injeção, pois caso contrário o carro irá entrar em modo de proteção. Não existirá nenhum ganho de potência significativo.
No Brasil não é ilegal remover EGR ou DPF, mas na Europa e EUA sim, então não é difícil alguma mudança de lei alterar isso.