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Motor de arranque e Ventoinhas

Os motores de corrente contínua mais comuns, como o motor de arranque, os motores da ventoinha, os motores das travas elétricas e vários outros, funcionam baseados em uma parte central móvel (induzido, com as bobinas) e uma parte externa de ímãs (magneto).


Como as bobinas estão na parte central móvel, e justamente elas precisam receber a corrente elétrica, existe um sistema que transfere a energia para a parte central: As escovas.


Escovas nada mais são que pedaços de material condutor macio, baseados em carvão, que são pouco abrasivos, ou seja, não desgastam os contatos onde eles ficam "esfregando". Porém são macios, e acabam se desgastando.




Exemplo de um motor de corrente contínua. Pode-se ver as escovas (ou carvões) pretos encostando nos contatos dourados do induzido.



Eles vem maiores que o necessário justamente pra isso, e uma mola garante que eles ficarão sendo empurrados contra os contatos até o final da sua vida útil.



Escovas da ventoinha gastas

Escovas da ventoinha novas




Na Freelander 2 , assim como na imensa maioria dos carros, os problemas com desgaste de escovas são sentidos em 3 motores:


Motor de arranque

Motor(es) da(s) Ventoinha(s)

Motores das travas elétricas


Com a idade as escovas se desgastam, sendo comum o motor de arranque e/ou ventoinha pararem de funcionar entre 8 e 10 anos de uso.


MANUTENÇÃO PREVENTIVA NESSES ÍTENS PARA CARROS COM 6 ANOS OU MAIS É ALTAMENTE RECOMENDÁVEL.



Kir de escovas do motor de arranque da FL2 desgastado até o limite: nem se vê mais as escovas, apenas seus suportes.



Motor de arranque com o kit de escovas removido. Pode-se ver os contatos do induzido aparentemente um muito bom estado.



Motor de arranque com o kit de escovas novo colocado



Abaixo um vídeo mostrando o motor de arranque da Freelander 2 3.2 gasolina desmontado, com as escovas e induzido danificados:




 




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