top of page
Buscar

Motor i6: Sondas Lambda sem mistérios

Um problema bem comum no motor 3.2 6 cilindros que equipa a Freelander 2 é o erro nas sondas lambda, ou sensores de oxigênio.


E desse sensor ela tem logo 4. As funções desse sensor são:


Quando ele está antes do catalisador: medir a quantidade de oxigênio residual que sobra da queima do combustível. Idealmente não deve existir oxigênio nos gases de queima, e usando essa leitura a central de injeção do carro ajusta os demais parâmetros (quantidade de combustível e ar) para que a mistura fique dentro dos parâmetros de maior eficiência.


Quando ele está depois do catalisador: medir a eficiência do catalisador. Os gases, após passarem pelo catalisador, não geram mais uma leitura tão presente na sonda, fazendo o carro ter certeza que o catalisador está funcionando de forma correta.


Exemplo de leituras das sondas pré catalisador (em azul) e sondas pós catalisador (em vermelho), com o carro ligado:



Cada "onda azul" é a passagem dos gases de escapamento que sai dos cilindros.


No caso do motor i6, existem 2 grupos de sondas (Bank 1 e Bank 2) , onde cada grupo atende 3 cilindros, com os seguintes nomes:


BANK 1 (lado do carona no Brasil, lado do motorista na Inglaterra)

Sensor 1: Sonda pré catalisador que atende aos cilindros 1,3,5

Sensor 2: Sonda pré catalisador que atende aos cilindros 1,3,5


BANK 2 (lado do motorista no Brasil)

Sensor 1: Sonda pós catalisador que atende aos cilindros 2,4,6

Sensor 2: Sonda pós catalisador que atende aos cilindros 2,4,6




O motor i6 também possui 2 catalisadores, chamados de BANK 1 e BANK 2, usando a mesma lógica das sondas lambda.



ERROS NAS SONDAS:


Usando o scanner OBD2 (inclusive com o de uso doméstico que vendemos aqui no site), os erros típicos de problemas nas sondas são como estes abaixo:


Note que ele indica "Sensor 1, Bank 2". , ou seja, é a Sonda pós catalisador que atende aos cilindros 2,4,6 , lado do motorista.


Ainda existe aí a informação adicional de "heater control - circuit malfunction" , isso significa que o sistema de aquecimento da sonda está com problemas, provavelmente queimou e precisa ser trocada.




ERROS NO CATALISADOR


É importante prestar atenção quando o erro indica o catalisador ao invés das sondas:



Note no print acima que todos os 4 erros informam "Catalytic converter system - efficiency below threshold". , que quer dizer "sistema de catalisador com eficiência abaixo do limite"


Esse erro na maioria das vezes é um problema nos catalisadores mesmo, mas também pode ser causado por falha nas sondas pós catalisador. O recomendado é pesquisar, remover as sondas pós para uma limpeza e testar, se possível conseguir uma outra para testes, e em último caso partir para a troca dos catalisadores.



Комментарии


bottom of page