Essa é uma pergunta bem comum, e a resposta é: DEPENDE.
Você pode ir lendo todo o post, ou usar um dos atalhos abaixo:
Pra começar, a instalação varia de acordo com o seu modelo de Freelander 2, pois os sistemas de som são diferentes:
MODELOS "SPORT" e "S"
Usa um sistema de som simples, onde os alto falantes são ligados direto no rádio, não tem fibra ótica, subwoofer nem um amplificador separado na mala.
MODELOS ATÉ 2012 (SEM TELA)
Nos modelos até 2012 não tem a tela de fábrica, vindo com um porta objetos no lugar, sendo mais fácil de colocar multimÃdia, mas ainda assim podemos ter 3 tipos de ligações:
1) Mantendo o som original ligado: Nesse caso o rádio original fica onde está, ligado, e a multimÃdia geralmente é colocada no lugar do porta objetos. O som sai da multimÃdia e entra no rádio original pela entrada auxiliar.
>> Vantagens: mantém o som original ligado e funcionando.
>> Desvantagens: Os comandos do volante continuam funcionando somente no som original.
Exemplo de multimÃdia no lugar do porta objetos, inclusive com um mini painel no lugar na borracha abaixo da tela, mantendo o rádio original.
2) Mantendo o som original desligado: Nesse caso o rádio original fica onde está porém é desligado, e a multimÃdia geralmente é colocada no lugar do porta objetos. O som sai da multimÃdia direto para os alto falantes.
>> Vantagens: todos os controles do volante funcionam na multimÃdia direto.
>> Desvantagens: O rádio original fica lá, mas sem utilidade, instalação mais complexa. O relógio não aparecerá mais no painel de instrumentos.
3) Substituir o rádio original: Nesse caso o rádio original é removido e uma nova central é instalada no lugar dele.
>> Vantagens: todos os controles do volante funcionam na multimÃdia direto, e aparência de um painel mais novo.
>> Desvantagens: Instalação mais complexa, ponto de vista da tela fica muito baixo. O relógio não aparecerá mais no painel de instrumentos.
Uma central 2din padrão instalado no lugar do rádio.
Central "estilo Tesla", ocupa o lugar do rádio original e do porta objetos, garante uma boa visualização. Mais sobre ela AQUI
MODELOS 2012 EM DIANTE
A versão S de 2012 em diante vem com uma pequena tela do rádio, que acaba atrapalhando bastante quando se fala em trocar para uma multimÃdia:
A opção mais comum nesse caso é remover a tela, deixando o rádio original desligado abaixo, e colocar uma multimÃdia no local da tela, com o inconveniente de que todos os botões do rádio original permanecem sem função.
Uma opção mais artesanal seria reposicionar a tela original no porta objetos na frente do câmbio, porém não é simples.
MODELOS "SE" e "Dynamic"
Estes modelos possuem sistemas de som bem mais complexos:
As diferenças para a S são:
:: Os alto falantes não são ligados no rádio, e sim no amplificador que fica na mala.
:: Algumas possuem tela original (aparentemente as 2013 em diante) com os controles do rádio e outras funções.
:: Possui uma ligação por fibra ótica (chamada MOST), que passa pela tela/rádio e amplificador na mala.
:: Tem 11 alto falantes e 380W de potência.
Neste modelo a instalação da multimÃdia tem maiores desafios, passando pelas seguintes opções:
MODELO "SE" que veio sem a tela:
Mantendo o som original ligado: Nesse caso o rádio original fica onde está, ligado, e a multimÃdia é colocada no lugar do porta objetos. O som sai da multimÃdia e entra no rádio original pela entrada auxiliar ou via Bluetooth, caso o seu carro já suporte.
A vantagem de conectar o som da central ao carro pelo Bluetooth é que desta forma o som continua em surround (o som da central é convertido em surround pelo carro), e pelo auxiliar ele vira estéreo simples.
>> Vantagens: mantém o som original ligado e funcionando, com grande qualidade.
>> Desvantagens: Os comandos do volante continuam funcionando somente no som original.
Substituir o som original: Nesse caso o rádio original é removido e uma nova central é instalada no lugar dele. Como o rádio tem a conexão por fibra para o amplificador na mala, será necessário um adaptador que pega a saÃda auxiliar da central e conecta na fibra:
É bem difÃcil encontrar este adaptador no Brasil, geralmente precisa ser comprado na China ou EUA.
>> Vantagens: todos os controles do volante funcionam na multimÃdia direto, e aparência de um painel mais novo.
>> Desvantagens: Pode perder qualidade de som dependendo da qualidade do adaptador e central, e perde o sistema surround, ficando apenas estéreo. Custo bem maior.Perde as funcionalidades do carro que eram ajustadas pela tela original (como relógio)
MODELO "SE" que veio com a tela:
Ver opções para o modelo HSE abaixo, é a mesma situação.
MODELO HSE
Possui 17 alto falantes e sistema de som Meridian 7.1 com 825W, e as mesmas conexões por fibra da SE.
As opções para ela são:
Mantendo o som/tela original ligado: Nesse caso o rádio original e a tela ficam onde estão, ligados, e a multimÃdia geralmente é colocada acima do painel. O som sai da multimÃdia e entra no rádio original pela entrada auxiliar ou via Bluetooth, caso o seu carro já suporte.
A vantagem de conectar o som da central ao carro pelo Bluetooth é que desta forma o som continua em surround (o som da central é convertido em surround pelo carro), e pelo auxiliar ele vira estéreo simples.
Exemplo da central vendida no AliExpress (link AQUI). Outros modelos podem ser adaptados.
>> Vantagens: mantém o som e tela original ligados e funcionando / Instalação muito simples. Mantém a excepcional qualidade de som do carro , ainda mais se o som for conectado pelo bluetooth.
>> Desvantagens: Os comandos do volante continuam funcionando somente no som original. Custo mais alto da central, difÃcil de achar no Brasil. Pode prejudicar um pouco o som do alto falante central (na HSE)
Removendo o som/tela original: Nesse caso o rádio/tela original é removido e uma nova central é instalada no lugar dele. Como o rádio tem a conexão por fibra para o amplificador na mala, será necessário um adaptador que pega a saÃda auxiliar da central e conecta na fibra:
É bem difÃcil encontrar este adaptador no Brasil, geralmente precisa ser comprado na China ou EUA.
>> Vantagens: todos os controles do volante funcionam na multimÃdia direto, e aparência de um painel mais novo.
>> Desvantagens: Pode perder qualidade de som dependendo da qualidade do adaptador e central, e perde o sistema surround, ficando apenas estéreo. Custo bem maior. Perde as funcionalidades do carro que eram ajustadas pela tela original (como relógio)
Diagrama de ligação do som da HSE (atenção para a fibra ótica MOST ligando o rádio ao amplificador na mala)
SOBRE CENTRAIS ANDROID OU MP5
Dependendo do que você espera da central, é importante entender qual sistema operacional ela usa.
Temos no mercado 2 opções, com diferentes recursos e valores:
Centrais Android:
Permitem a instalação de qualquer aplicativo, então o uso mais comum é você compartilhar a internet do seu celular com ela e usar Waze, Spotify, Deezer, etc como se fosse um outro aparelho. Podem ser bastante customizadas, trocar toda a interface, etc.
Centrais "MP5": Se dividem em duas categorias de sistema operacional:
:: WindowsCE: Um sistema operacional bem ultrapassado, mas ainda no mercado. Possuem GPS usando aplicativos como iGo, mas não trabalham online (com internet), então Waze, Google Maps, Spotify/Deezer nem existem para ela. Aliás nem existe loja de Apps para ela.
:: Sistemas proprietários: Geralmente baseados em Linux, estas centrais são extremamente simples, não possuem nem GPS, muito menos Apps ou usam internet. São as mais baratas.
SOBRE ESPELHAMENTO / Apple Carplay / Android Auto
O tão famoso "espelhamento" é uma solução que gera uma cópia, como o próprio nome diz, da tela do seu celular na tela da central. É uma solução antiga e com vários problemas:
>> No iPhone não funciona, ou funciona muito mal.
>> No Android é preciso instalar App de fonte insegura, além de habilitar o modo de desenvolvedor no aparelho.
>> Seu celular precisa ficar aceso, ligado e desbloqueado, na posição horizontal (deitado) para que a tela seja espelhada de forma certa na central.
Apple Carplay e Android Auto
Apareceram como uma solução pensada para uso no carro, muito melhor que o espelhamento e oficialmente suportado pela Apple e Google.
São basicamente a mesma solução, uma da Apple (Carplay) e outra do Google (Android Auto). Eles criam uma nova tela na central, que não é a tela do seu celular, com uma interface especialmente desenhada pra uso no carro.
Seu celular continua funcionando de forma independente, e pode ficar em qualquer posição, até mesmo bloqueado e apagado, que a tela "adicional" dele estará na central do carro com os apps (do celular) funcionando.
VÃdeo mostrando uma central com Apple Carplay rodando com iPhone. Para o Android Auto é praticamente a mesma coisa.
Para usar o Apple Carplay ou Android Auto, você precisa:
- Uma central compatÃvel com esses padrões (mais recomendado).
- Uma central MP5 que rode WindowsCE , ou uma central Android e o adaptador USB.
Exemplo de adaptador Carplay/Android Auto para centrais Android (link AQUI)
IMPORTANTE PARA INSTALADORES
Independente do modelo do carro e da central usada, a imensa maioria das centrais que não são especÃficas para a Freelander 2 (e até algumas especÃficas) precisam de uma ligação de energia chamada de "pós chave" ou "ACC", que é energizado com 12V quando se liga a parte elétrica do carro, e é usado para ligar/desligar a central junto com o carro.
As centrais também usam o sinal de 12V de lanternas acesas (ILL) , para diminuir o brilho da tela automaticamente.
O som original da FL2 não tem esses sinais no conector!
Opções para resolver:
1.Puxando de outros lugares:
"ACC / Pós chave": puxar a ligação da tomada 12V próxima ao câmbio.
"Sinal de lanternas acesas" : Está presente no conector das teclas de alerta/portas junto ao rádio, buscar com um multÃmetro o sinal ali e ligar junto.
2. Usando um módulo decoder de CANBUS:
Esse módulo atua como o rádio original, lendo os status pelo CanBus (rede) do carro e gerando os sinais ACC (pós chave), ILL (iluminação) e REV (ré).
Modulo da Faaftech (existem outros) que cria os sinais necessários ACC e ILL para as centrais paralelas (link AQUI)