Esta é uma modificação mais complexa e requer uma boa habilidade manual, além de conhecimentos básicos de elétrica para fazer as ligações.
A proposta é instalar uma central multimídia Android de 10 polegadas sobre o painel, mantendo o som original funcionando (o que simplifica a instalação) conectando a saída auxiliar da central na entrada auxiliar do rádio.
ATENÇÃO: Este é apenas um guia para quem deseja fazer e sabe, ou seja, possui conhecimento de como fazer, sabe usar um multímetro, descascar fios, emendar e isolar. Não tente se você não sabe fazer, pois serão feitas alterações no sistema elétrico do carro.
O que é preciso:
1 central multimídia Android de 10 polegadas que seja fina. Usei ESTA, na versão com 2GB RAM / 32GB de armazenamento. Não recomendo comprar a mais barata com menor capacidade.
Se não quiser furar a tampa do alto falante central do painel, compre outra. Tem no mercado livre.
1 cabo RCA estéreo, para fazer a ligação da saída auxiliar da central no rádio (vai precisar cortar e descascar uma das pontas)
Alicate de corte, fita isolante, chaves plásticas (ou um cartão de crédito velho) para soltar as travas do painel sem arranhar.
Multímetro para identificar alguns fios.
Passo 1: Montando a central sobre a tampa do painel:
Usei um suporte metálico que veio com a central, porém ele era para fixação lateral. Dobrei, e como a traseira da central tem várias aletas grossas de alumínio, aparafusei nelas para fazer o suporte. Ficou bem preso.
Suporte já fixado na central, e pousando sobre a tampa do painel
Tampa sendo marcada para furação
Conjunto montado (pintei o suporte)
Será feita uma tampa em impressora 3D, esse é o ensaio em papelão para validar as medidas
PASSO 2: Montando no carro.
PASSO 3: Ligando os fios
As seguintes ligações são necessárias:
12V direto (Fio amarelo da central): Pode pegar no 12V que entra no rádio (fio vermelho grosso)
12V pós chave (fio vermelho na central): Esse é o mais chato, pois o rádio não tem esse fio. Sugiro 3 opções:
a. O acendedor de cigarros perto do câmbio usa esse 12V pós chave. Se conseguir desmontar a console, pode pegar ali.
b. Achar o fusível desse acendedor e "encaixar" um fio junto com ele para pegar o comando.
c. Na mala existe outra caixa de fusíveis com fios facilmente acessíveis que possui esse 12V pós chave. Passar um fio até lá e pegar.
No meu caso dei sorte, pois parece que o dono anterior já teve central e o fio estava lá, vindo do acendedor de cigarros.
Terra: Idem, ligar no terra do rádio
Comando iluminação: usando um multímetro, identificar no conector que você soltou dos botões das portas e alerta qual dos fios fica com 12V ao ligar a lanterna. Ligue o fio da central nele.
Ligação do som via auxiliar:
a. Procure os conectores RCA da central (vermelho e branco) identificados com AUX OUT , plugue o cabo RCA neles.
b. Corte o cabo no tamanho necessário e descasque, deixando apenas o vivo aparecendo.
c. Ligue no chicote do rádio como abaixo, isole.
Depois é só montar tudo com calma. Os fios da nova central que entram por cima são curtos, então você terá que emendá-los.
Como no caso eu não usei as saídas de alto falante, esses fios devem ser isolados também.
A antena do GPS pode ser colocada sobre o plástico do painel ou ainda por dentro da nova tampa plástica que será impressa em 3D, ficando totalmente oculta e funcional.
DICAS SOBRE A CENTRAL:
Instalei o Car Laucher Pro, uma interface de uso nova pensada especialmente para carros, com várias opções e muito customizável. Bem melhor que a que veio nela.
Se quiser usar o Waze com comando de voz, dizendo os endereços e ele não funcionar, é preciso instalar o Google. Isso mesmo, procure o app "Google" e instale.
Os fios que ela possui para uso do CAN-BUS , possibilitando os comandos do volante, não funcionaram com a FL2, e por isso não usei. De qualquer forma o volume continua sendo controlado pelo rádio/volante e é bem fácil usar o touch. Mantenha o ajuste e volume da central em 75%.
RESULTADO:
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