Aqui no site já falamos sobre os problemas de super aquecimento quando a ventoinha pifa ou o módulo que controla ela pifa (Clique AQUI pra ler)
Pra relembrar: Os carros que usam este sistema de controle da ventoinha (eletroventilador) são bem diferentes dos antigos, onde peças como relés e resistências existiam. Nestas Land Rovers, o controle da velocidade da ventoinha é feito por um módulo. Pense nele como um "dimmer" , que controla a quantidade de energia que será enviada para a ventoinha, fazendo assim ela rodar mais rapido ou mais devagar. Isso permite um controle bem preciso. Mas como já falamos no post da ventoinha, quando ela queima (ou entra em curto) devido ao desgaste natural das escovas, não é difícil ela acabar queimando esse módulo junto. E aí que o problema começa. A Land Rover não vende apenas o módulo no Brasil. (lá fora não sei dizer, mas imagino que seja a mesma coisa). Só vende o kit completo da ventoinha (ou ventoinhas) com o módulo junto. Com isso temos uma oferta de módulos paralelos ENORME no mercado, alguns realmente bons e muitos péssimos. Colocar um módulo falso de péssima qualidade pode fazer você perder o motor do carro por superaquecimento, por isso esse sistema merece uma atenção especial. Das marcas confiáveis, recomendo a GATES. CUIDADO COM KITS COM VENTOINHAS+MODULO PARALELOS!
Nos módulos originais de 2 ventoinhas, a maior tem 500W e a menor 250W, totalizando 750W, que é a potência que o módulo precisa controlar. Quando é ventoinha simples, ela tem 750W.
Muitos kits de ventoinhas chinesas tem 300W e 150W nas duas, respectivamente, totalizando 450W com um módulo pra elas. Usar ventoinhas de menor potência é perigoso, pois em situações de mais calor elas não terão a capacidade de resfriamento esperado.
E comprando apenas um módulo separado, esses módulos chineses foram feitos para as ventoinhas chinesas de 450W. Quando você liga na ventoinha original de 750W, ele queima em pouco tempo.
MAS COMO IDENTIFICAR UM MÓDULO FALSO?
Não é uma tarefa fácil. Procure comprar de quem vende com nota, lojas conhecidas ou indicadas, com garantia. Pergunte nos grupos, aos mecânicos. Um indicador pode ser o peso. Abaixo um módulo original com 1 saída (1 ventoinha), pesa cerca de 345 gramas. O módulo original para 2 ventoinhas deve pesar um pouco mais.
Comparando com o módulo falso abaixo, também para 1 ventoinha, notamos como ele é mais leve, pesando apenas 243 gramas.
Olhando ambos por dentro, percebe-se como a construção do módulo original (de cima) é muito melhor, com camadas de proteção e conexões elétricas robustas.
Minha Freelander 2 Diesel 2014 está com o seguinte problema: óleo do motor com aumento do volume, contaminado com diesel, ou seja, está entrando combustível no motor. Os bicos injetores e a bomba de alta pressão foram testadas e estão ok. Alguém tem ideia do que pode estar ocasionando isso?