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RPM Oscilando pelos 1800RPM [Diesel]

Motor 2.2 SD4 (Freelander 2 e Evoque). Aplicável a outros motores diesel também.


Sintomas:


  • Com o carro em velocidade constante (geralmente entre 40 e 100km/h), ao tentar manter a velocidade o ponteiro do RPM fica balançando levemente (ver vídeo abaixo) e são sentidas pequenas perdas de potência no carro.

  • Só começa a acontecer depois que o carro esquenta. Frio ele fica normal.

  • em marcha lenta fica normal. Acelerando mais forte fica normal.

  • Nenhum erro é identificado pelo scanner.




POSSÍVEIS CAUSAS (da mais provável para a menos provável):



1. EGR CARBONIZADA


A EGR é uma válvula que atua no controle de poluição, injetando gases do escapamento de volta na entrada do motor.


Quando ela fica carbonizada, pode acontecer de não abrir ou não fechar completamente, ou ainda abrir e manter uma passagem de gases restrita, causando esse tipo de problema.


Conexão da EGR bastante carbonizada


Aproveitando o serviço faça também a limpeza do TBI (borboleta), pois como os gases da EGR são injetados nele, a chance de também estar sujo é grande.


EGR limpa sendo reinstalada


Foi o que aconteceu com a minha FL2 Diesel 2013 com 78000km rodados.


UPDATE: 6 meses depois o problema retornou, e só foi solucionado com uma EGR nova (apenas a EGR, sem trocador de calor dela). O part number dela é LR000997 e a marca original é Pierburg.


O serviço foi feito na oficina Veículo Motor, no Rio de Janeiro: Veículo Motor (Thiago):

Tel :(21) 96427-0203


Veja outras oficinas recomendadas AQUI



2. CÂMBIO COM PROBLEMAS


Problemas no conversor de torque do câmbio também podem causar sintomas deste tipo. Porém antes de desmontar o câmbio para checar (processo caro e complexo, precisa ser um especialista em câmbio), use um aditivo chamado Lubegard e veja se melhora.


Procure por Lubegard no google ou mercado livre, é fácil de achar.


Para colocar, puxe o filtro de ar para cima (desconectando o sensor MAF da mangueira), você verá o câmbio logo abaixo. Tire o parafuso indicado abaixo com uma chave Torx T55 e despeje o conteúdo do Lubegard na caixa com o motor quente e funcionando.


Parafuso de abastecimento de fluido do câmbio



Despejar o Lubegard nesse buraco, com cuidado para não derramar.



Dirija pelo menos 30km para ver se tem algum resultado. Se melhorar, estará confirmado que o problema é no câmbio. Se nada acontecer, o problema tem grandes chances de ser em outro local (EGR ou Bicos).




3. BICO INJETOR RUIM


Não é tão comum, mas pode causar o mesmo sintoma, com o acréscimo de também ratear em marcha lenta ou em alta rotação.


Para testar os bicos diesel é preciso de um especialista com equipamento adequado. Os equipamentos de teste para bicos injetores de gasolina que a maioria das oficinas possuem não serve para bicos diesel, que usam uma pressão muito maior.


Porém, se os bicos forem removidos para o teste, existem 2 conjuntos de arruelas e um conjunto de mangueiras que não podem ser reaproveitados, sob perigo de vazamento e até incêndio:


Arruelas de cobre código 9E904 (4 peças)

Anel de borracha código HR1 (4 peças)

Comprar ambos na concessionária



Tubos de retorno (aranha) código LR051528:

À venda em vários locais, procurar pelo código no google.








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