Os motores modernos possuem 1 ou mais sensores que monitoram a rotação do motor, servindo como base para todos os tempos de injeção e controle do motor.
Os sintomas do sensor ruim podem ser:
- Dificuldade para dar a partida
- Liga e morre logo a seguir
- Falhas com o carro andando
- Erro P0335 no scanner (falha intermitente no sensor "crankshaft")
A Freelander 2, em todas as suas variações de motor, possui este sensor.
É comum confundir o sensor de rotação do volante (volante do motor, nada a ver com o volante do motorista!) com os sensores de fase do comando de válvulas. O sensor de rotação sempre fica pelo meio do motor, já os sensores de fase ficam por cima.
[MOTOR DIESEL]
No motor diesel, o sensor de rotação fica na lateral do motor (lado passageiro) e pode ser acessado removendo a roda e o para-barro da roda, conforme indicado abaixo:
[MOTOR GASOLINA]
No motor gasolina 3.2 , o sensor de rotação fica por trás do radiador, do lado do motorista, e pode ser acessado por baixo, soltando o acabamento plástico:
Sensor de rotação é o número 14 (Motor 3.2 gasolina)
O sensor é fabricado pela Ford (FoMoCo), e pode ser comprado no mercado livre por cerca de R$ 100,00 (preço em Jan/2021)
A troca foi feita na oficina Veículo Motor, no Rio, especializada em Land Rover.
Contatos das oficinas AQUI
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