Mais uma pergunta recorrente: Quando trocar o óleo do câmbio automático.
As informações são conflitantes:
A fábrica diz 240.000km ou 10 anos, o que é bem estranho quando se olha a validade do óleo, que mesmo lacrado na embalagem não dura tanto.
Já nos grupos, é comum carros pouco acima dos 100.000km apresentarem problemas devido ao óleo do câmbio velho.
Conversando com várias oficinas especializadas e em fóruns estrangeiros, existe uma boa prática que indica a troca a cada 50.000Km ou 5 anos. Então, se seu carro tem entre 50.000 e 80.000km, recomendo planejar a troca.
Se seu carro tem mais de 80.000km, recomendo fortemente a troca.
O ÓLEO
O câmbio/óleo é o mesmo nos modelos Gasolina e Diesel:
Quantidade: 7 litros (atenção pois a maioria das garrafas tem 946ml)
Comprar 10 garrafas de 946ml para a troca por máquina, para que o flush seja completo.
Freelander 2 até 2011: Fluido de transmissão ATF com especificação T-IV/3309
Freelander 2 2012 em diante: Fluido de transmissão ATF com especificação AW-1
(Recomendado marcas Mobil, Castrol, Shell, Motul, Febi, Peak, Valvoline)
Usei este:
É um óleo moderno, multi padrão, que atende as duas especificações T-IV/3309 e AW-1, além de muitas outras, 100% sintético. Em Nov/2020 paguei R$ 51,00 o litro na Altese ,Rio de Janeiro.
A TROCA
Existem duas formas: Manual, por gravidade, ou forçada por máquina. A troca manual por gravidade não consegue remover todo o óleo do sistema, então optei pela troca por máquina:
Mesmo assim, se quiser fazer a troca manual o procedimento está no final desta matéria.
A máquina é conectada na circulação de óleo, e conforme o carro retorna o óleo velho, ela devolve o óleo novo, até que o óleo que está saindo fique claro (o novo apareça). A troca em si é rápida, demora mais pra fazer as conexões. O tempo total gasto foi em torno de 2,5 horas.
Um vídeo do processo. Atenção na cor do óleo que sai, completamente preto
A cor do óleo novo entrando
Depois da troca, o carro ficou normal, tive a impressão das trocas acontecerem mais rápidas em alguns momentos.
IMPORTANTE! O nível do óleo deve ser verificado depois da troca, pois as máquinas podem ter algum erro no volume medido! Uma boa prática é deixar 1 garrafa separada, medir o nível e aí usar essa última garrafa de óleo pra troca (se o nível estiver certo) ou para completar.
Indicações de oficinas AQUI
TROCA MANUAL
Caso não tenha a máquina, abaixo o procedimento de troca manual:
1) Aquecer o óleo da caixa até uns 60°C (Ler a temperatura pelo Scanner);
2) Retira a caixa do filtro de ar para ter acesso ao bujão superior da caixa;
3) Retira o bujão superior;
4) Retira o parafuso central de nível do bujão inferior da caixa;
5) Retira o bujão inferior para drenar o óleo;
6) Após drenar todo o óleo possível, recolocar somente o bujão inferior(deixar sem o parafuso central de nivel);
7) Colocar o óleo novo usando um funil pelo bujão superior(+/- 5 litros) até começar a sair óleo pelo nivel no bujão de baixo;
8) Recolocar o parafuso de nivel no bujão inferior;
9) Adicionar mais 1/2 litro de oleo na caixa;
10) Recolocar o bujão superior e a caixa do filtro de ar;
11) Aquecer novamente o óleo da caixa até uns 60°C;
12) Com o motor ligado (e o carro nivelado) retirar o parafuso de nível do bujão inferior e deixar sair óleo até parar;
13) Recolocar o parafuso de nível.
Obs: Caso não sair óleo no item 12, reiniciar o processo a partir do item 9.