top of page
Buscar

Vibração pelos 2200RPM [Motor Diesel]


Um problema que começa simples e depois se agrava, bastante comum na versão diesel, é uma vibração com tom metálico quando a rotação chega pelos 2200RPM.


Isso costuma ser causado pelo tubo de saída do turbo raspando por dentro do protetor de cárter:


Removendo o protetor de cárter, é possível ver (acima) o ponto onde o tubo estava raspando. Isso pode até mesmo furar o tubo e levar ao alerta de "Performance Reduzida" no carro.


Por dentro do protetor de cárter também é possível ver o ponto onde o tubo estava encostando:



SOLUÇÃO


O problema ocorre provavelmente com o desgaste e dilatação dos materiais.


Existem algumas soluções possíveis:


  1. Colocar uma proteção de borracha na área de contato, evitando que ele encoste no protetor de cárter

  2. Apoiar o protetor de cárter e, com uma marreta, criar uma deformação no ponto em que o tubo estava encostando, evitando assim esse contato.

  3. Tentar afrouxar a mangueira de saída do turbo e enfiar mais o tubo nela, fazendo com que fique mais alto um pouco.




Comentarios


bottom of page